Top

Conheça as bibliotecas que inspiraram ‘A Bela e a Fera’ e ‘Harry Potter’

Portugal é um país belíssimo e um excelente destino de viagem tanto para os amantes da boa literatura quanto para os admiradores da arte cinematográfica. Seus lugares encantadores já foram referência ou serviram de inspiração para diversos filmes. Dentre esses incontáveis espaços, dois se destacam particularmente.

Em Coimbra está uma das bibliotecas mais grandiosas e exclusivas já existentes. Em Porto a livraria considerada mais bonita do mundo. Veja, a seguir, que locais são esses e qual sua relação com a “sétima arte”.

(imagem extraída de We are movie geeks)
(imagem extraída de Sapo)

+ Biblioteca Joanina

Situada dentro do conjunto da Faculdade de Direito de Coimbra, a Biblioteca Joanina ou Casa da Livraria foi construída entre 1717 e 1728, durante o reinado de Dom João V de Portugal. Sua designação foi, justamente, uma homenagem a esse monarca, à riqueza de seu império e à notável política cultural, artística e científica do país. O edifício projetado pelo arquiteto Gaspar Ferreira, no estilo barroco, se abre para o pátio central da universidade, apresentando uma belíssima fachada, com um portal em arco, colunas jônicas e o escudo real.

(imagem extraída de Wikimedia)

O interior da Biblioteca Joanina também é um grande esplendor. Uma combinação harmoniosa entre materiais exóticos e motivos decorativos, inspirados nas descobertas marítimas, na cultura chinesa, nos triunfos da universidade, na ciência, nas artes, na figura feminina e na história do reinado português. A sucessão de salas e andares é toda revestida em pedra calcária, ouro e madeiras nobres – como a laca e o carvalho, sobre fundos coloridos, que ressaltam aos olhos. Os setores se intercomunicam, conduzindo o olhar do visitante através da nave central até o retrato do rei, como um “ponto de fuga” em uma grande capela religiosa.

(imagem extraída de Wikimedia)
(imagem extraída de Wikimedia)

+ Mais do que ‘Bela’

A Joanina é considerada umas das melhores e mais belas bibliotecas do mundo. Apesar de antigos, tanto a edificação quanto os livros que nela são guardados, tudo está muito bem preservados.

Em meio à suas prateleiras pode-se encontrar, por exemplo, obras valiosíssimas, como a primeira edição de ‘Os Lusíadas’, de Luís Vaz de Camões; e a Bíblia Hebraica Ilustrada. Talvez seja por todo esse seu valor arquitetônico, decorativo, literário e histórico que esse local tornou-se inspiração para um dos filmes mais aguardados de 2017, ‘A Bela e a Fera’.

(imagem extraída de Wikimedia)
(imagens extraídas de Wikipedia e Wikimedia)

+ Livraria Lello 

A Livraria Lello ou Livraria Chardron está localizada na freguesia da Vitória, na cidade do Porto, em Portugal. Ela foi projetada pelo arquiteto Francisco Xavier Esteves. Desde a sua inauguração, em 1906, destaca-se na paisagem urbana, dentro de um bairro planejado do século XX, inspirado na ‘belle époque’ parisiense. Hoje, é um importante patrimônio do país, recebendo milhares de turistas todos os dias que buscam não só apreciar seu rico acervo – com mais de cento e vinte mil livros – como sua incrível arquitetura.

(imagens extraídas de Wikipedia e Flickr)

Concebia para ser uma espécie de “templo às artes”, a Lello foi considerada em 2008, pelo jornal The Guardian, como a terceira livraria mais bonita do mundo.

Também pudera, seu edifício é realmente emblemático, desde a fachada. Todos os elementos inseridos fazem jus ao estilo em voga na época da construção. O arco abatido, as vitrines nas laterais, as janelas retangulares na parte superior, a platibanda rendilhada, os coruchéus na cobertura e as pinturas com motivos vegetais e geométricos. Tudo faz relação com o neogótico.

As escadarias de grandes dimensões, que dão acesso ao segundo pavimento, são a coisa mais chamativa no interior da livraria – descritas por muitos como uma “flor exótica”. Todo o resto lembra um castelo. Há vitrais azuis, vermelhos e amarelos no teto. Pilares e prateleiras de livros feitos em madeira nobre e adornados por delicados elementos esculpidos. E todas as estantes guardam obras de grandes nomes da literatura portuguesa.

(imagens extraídas de Wikimedia e Wikimedia)
(imagem extraída de Flickr)

+ Escadas de Hogwarts

A arquitetura da Lello tem muitas semelhanças com o famoso mundo dos magos, idealizados por J. K. Rowling. Em seus famosos livros sobre o célebre bruxo Harry Potter a escritora descreve as escadarias do castelo-escola de Hogwarts – que sempre conduziam erroneamente seus alunos – a livraria Floreios e Borrões; e o Beco Diagonal. Todos são lugares fictícios, mas baseados nesse espaço no Porto. Isso porque essa autora inglesa morou, por um breve período de tempo, em Gaia – cidade vizinha – e era cliente da livraria.

(imagens extraídas de Wikimedia e Wikimedia)
(imagem extraída de Flickr)

Fontes: Universidade de CoimbraThe Uni PlanetPortugal ConfidentialHomo LiteratusJC Online.


Leia Também:

Conheça as 5 bibliotecas públicas mais bonitas do mundo