Top

Conheça algumas das ruas mais íngremes do mundo

A ponte Golden Gate pode até ser o principal cartão postal de São Francisco, nos Estados Unidos, mas as ladeiras da cidade, com suas charmosas casas em arquitetura vitoriana, não são menos famosas. Poucos se aventuram a dirigir por essas ruas íngremes sem tomar cuidado – e menos ainda devem ser aqueles que as sobem a pé.

Segundo o Priceonomics, a ladeira mais inclinada de São Francisco é a Bradford Street. Entretanto, a rua está longe da fama da Filbert Street, que apesar de ocupar apenas a décima posição entre os endereços mais íngremes da cidade californiana, é um de seus pontos turísticos mais fotografados.

ruas-ingremes_1_blog-da-arquitetura
Bradford Street, a ladeira mais íngreme de São Francisco (Foto: San Francisco Citizen)
ruas-ingremes_2_blog-da-arquitetura
A famosa Filbert Street, em San Francisco, e suas casas vitorianas (Foto: Goodshoped35110s/Wikimedia Commons)
ruas-ingremes_3_blog-da-arquitetura
Apesar de parecer cenário do filme A Origem, a California Street não está nem entre as 25 ladeiras mais inclinadas de São Francisco (Foto: Priceonomics)

Recorde neozelandês

De acordo com o Guinness Book, o livro dos recordes, a rua residencial mais íngreme do mundo fica em Dunedin, na Ilha Sul da Nova Zelândia. A Baldwin Street, como é conhecida, atrai turistas curiosos e até seus moradores brincam com a fama da ladeira. O que dizer desta casa lúdica?

ruas-ingremes_4_blog-da-arquitetura
Casa na rua mais íngreme do mundo, em Dunedin, na Nova Zelândia (Foto: Tristan Schmurr)
Cadbury Jaffa Race, evento que reúne milhares de pessoas atentas para saber qual bombom chegará primeiro (Foto: Gerard O’Brien)

Ladeira inglesa

A Europa também abriga algumas das ruas íngremes desafiadoras para veículos e pedestres. A mais famosa é a Vale Street, em Totterdown, no sul da Inglaterra. Reconhecida como a rua mais íngreme com tráfego regular no Reino Unido, também sedia um evento famoso, no qual as pessoas deixam ovos cozidos com a casca colorida rolarem rua abaixo.

ruas-ingremes_6_blog-da-arquitetura
Casas históricas vistas em Vale Street, a rua transitável mais íngreme do Reino Unido (Foto: Sam Saunders)

E aí? Você teria coragem de dirigir em alguma delas?

 

Fontes: Bristol Post, Mother Nature NetworkPriceonomics.