Ícone do site Blog da Arquitetura

Conheça a nova identidade visual da cidade do Porto

Na maior zona urbanizada e populosa de Portugal está localizada a fascinante cidade do Porto. Além do belíssimo cenário, que mistura bons exemplares da arquitetura antiga e da contemporânea, Porto é muito conhecida pela sua produção de vinho e reconhecida como Patrimônio Mundial pela UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – por sua gastronomia.  Mas, para cada cidadão ou visitante esta cidade tem um significado diferente. Isto torna mais difícil resumi-la em apenas um único símbolo. Porém, Porto necessitava de uma renovação gráfica. Então, houve a ideia estabelecer uma nova identidade visual, que transmitisse a todos o que esta cidade verdadeiramente é.

Porto é a cidade que deu nome ao seu país, Portugal.

Representantes da Câmara Municipal do Porto constataram que a logomarca anterior, utilizada para ilustrar a cidade, deixava muito a desejar. No desenho, podia-se ver a torre da Igreja dos Clérigos, um monumento do século dezoito que é, atualmente, aberto à comunidade. Precisava-se, então, que fosse criado algo novo, uma melhor estratégia de comunicação que resumisse melhor a cidade como um todo. O objetivo era dar uma personalidade visual mais jovem à Porto e atrair mais turistas à região, melhorando ainda mais as finanças do município.

As quadrículas foram inspiradas nos azulejos azuis, presentes por toda cidade do Porto.

+ Uma nova identidade para a Porto

No ano de 2014, três estúdios de design, localizados na cidade do Porto, foram convidados para participarem de uma pequena competição para a nova marca da cidade. Dentre as propostas, o trabalho escolhido foi realizado pelo White Studio, um escritório gerenciado por um dos melhores designers de Portugal e professor da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, o senhor Eduardo Aires. Sua proposta foi tão bem desenvolvida que recebeu prêmios significativos na área da comunicação europeia, como o dos European Design Awards e o D&AD Awards e Graphis.

O estudo de caso girou em torno de organizar e simplificar todas as possíveis definições que poderiam surgir sobre esta cidade. Os criadores da White Studio chegaram a uma incrível conclusão, de que ‘cada um tem a sua própria Porto’.  Então, foi preciso encontrar um resultado desta observação e a hierarquia correta . Afinal, em meio a tantos tipos diferentes de pessoas, arte, design, arquitetura, gastronomia e belezas naturais, havia infinitos elementos representativos espalhados por toda a cidade.

No lançamento da marca, um painel foi instalado na rua propondo que qualquer pessoa pudesse criar um novo símbolo.

+ A marca Porto. (Porto Ponto)

Havia uma multiplicidade de visões sobre a cidade do Porto. Portanto, o designer Eduardo Aires e sua equipe resolveram não descartar nenhuma delas. Eles foram inspirados pelos belos azulejos azuis, que são bem tradicionais na cidade e que narram parte da sua história. Sobre um gride, foram desenvolvidos diferentes ícones geométricos que funcionam como um código visual. A proposta é manter sempre aberta a lista de elementos representativos. Ou seja, esta é uma identidade visual que permite contribuições e será sempre partilhada com todos, eternamente mutável e dinâmica.

Dentro do slogan Porto. (Porto Ponto) parece caber toda uma cidade.
Exemplos das possibilidades de aplicações da marca em diversos suportes

As imagens gráficas, em contornos azuis sobre fundo branco, assim como os antigos azulejos portugueses, traduzem de forma simples a complexidade desta cidade. Seu design flexível também permite que a marca seja aplicada facilmente em diversos suportes, desde sites até mobiliários urbanos. Cada ícone se propõe a resumir os diferentes modos de vida que se pode ter nesta cidade, seus lugares emblemáticos e suas lindas paisagens. E com uma tipografia simples, a White Studio exprime no slogan ‘Porto Ponto’ que não é preciso mais palavras. Com tantas informações, passadas através de símbolos, já se pode perceber que Porto sempre foi e sempre será uma cidade bela, global e para todos.

Fontes: Site da cidade do Porto, White StudioDesign Culture, Universidade do Porto

Sair da versão mobile