Top

Conheça a cidade japonesa que reaproveita quase todo o lixo

japão-blog-da-arquitetura

Referência mundial em reciclagem, a cidade japonesa de Kamikatsu, quer chegar à produção zero de resíduos até 2020. E o primeiro desafio é conscientizar os 1.700 habitantes do município a cuidar da higienização, separação e entrega do lixo que produz nos pontos de coleta.

Localizada em um terreno montanhoso e de difícil acesso, o que torna inviável o uso de caminhões para realizarem a coleta, os habitantes fazem a separação dos materiais segundo um padrão nacional, que possui 34 níveis de seleção de resíduos. O sistema japonés é mais complexo e detalhado do que o do resto do mundo, que dividi os resíduos em papel, plástico, alumínio, vidro e orgânicos.

reciclagem-blog-da-arquitetura

Em 2000, antes do programa, a taxa de reciclagem da cidade era de 55%, hoje está em torno de 80% e o objetivo do programa é chegar a 100% até 2020.

Com o sucesso do programa foi criada, em 2005, a ‘Zero Waste Academy” instituição de pesquisa e troca de informações para encontrar soluções para a reutilização de resíduos. Três outras cidades do Japão (Minamata, Oki e Hayama) pretendem utilizar o exemplo de Kamikatsu para atingirem a mesma meta.