Top

Conheça 4 artistas que fazem da areia sua tela

Arte-na-areia2_Andres-Amador_blog-da-arquitetura

Para estes artistas, o chão é o cavalete, a areia é a tela e o rastelo é o pincel. Mas o melhor de tudo é que o ateliê é a própria praia. Conheça alguns profissionais que criam verdadeiras obras de arte na areia.

+Andres Amador

O californiano Andres Amador (obra acima) é o nome mais conhecido da atualidade no que diz respeito a arte na areia. Natural de San Francisco, o artista utiliza praias como ateliês desde 2004. Arquitetura antiga e geometria são suas principais inspirações.

Segundo ele, é preciso aguardar a maré baixa para criar os desenhos, que demoram cerca de duas horas para ficar prontos e duram até que o mar cubra.

Arte-na-areia1_Andres-Amador_blog-da-arquitetura  Arte-na-areia4_Andres-Amador_blog-da-arquitetura Arte-na-areia5_Andres-Amador_blog-da-arquitetura

+ Jim Denevan

Outro artista californiano mestre em arte na areia é Jim Denevan, que também é chef de cozinha. Seu trabalho mais conhecido, feito no Lago Baikal, na Rússia, é considerado a maior obra única do mundo. No entanto, ela foi criada sobre o lago congelado.

Abaixo, duas das obras de Denevan criadas em praias.

Arte-na-areia11_Jim-Denevan_blog-da-arquiteturaArte-na-areia10_Jim-Denevan_blog-da-arquitetura

+Tony Plant

O britânico Tony Plant é formado pelo Chelsea College of Arts. Surfista e fotógrafo de surfe, ele também produz vídeos, pinta e esculpe. As intervenções temporárias que cria nas praias atraem a atenção pelo tamanho.

Sua preferência é por padrões geométricos, recriados com perfeição na areia. O resultado são obras extensas e harmoniosas

Arte-na-areia6_Tony-Plant_blog-da-arquitetura

+Sam Dougados

O francês Sam Dougados já foi escritor, pintor e escultor. Atualmente, dedica-se à arte na areia e instalações urbanas e no meio ambiente. Uma semelhança em seus trabalhos é o diálogo com a natureza, assunto sempre em pauta.

Dougados aproveita a curta permanência de seus desenhos na areia para também criar arte a partir dos registros fotográficos.

Arte-na-areia8_Sam-Dougados_blog-da-arquitetura

Arte-na-areia9_Sam-Dougados_blog-da-arquitetura