Ícone do site Blog da Arquitetura

Sabia que existe um concurso de fotografias feitas com drones?

Cada vez mais em alta, os drones são dispositivos usados para as mais variadas funções. O que pouca gente sabe é que eles também podem ser usados a serviço da arte. Sua capacidade de registrar ângulos quase impossíveis inspirou a National Geographic e a Dronestagram – o Instagram das fotografias tiradas a partir de drones – a criarem o “Concurso Internacional de Fotografia de Drone”, que já está em sua terceira edição.

A primeira colocada na categoria “Viagem” (Imagem: Francesco Cattuto)

Para a edição desse ano, que aconteceu entre 30 de maio e 30 de junho, foram seis mil fotografias inscritas em diferentes categorias: Viagem, Natureza/Vida Selvagem e Aventura/Esportes. A escolha das imagens vencedoras ocorreu após a análise de um grupo de especialistas, composto por nomes como Ken Geiger, ganhador do prêmio Pulitzer, e Emanuela Ascoli, editora de fotografia da National Geographic na França, e levou em conta critérios como criatividade e qualidade.

Podem participar do concurso fotógrafos profissionais, amadores e entusiastas no uso de drones. Os prêmios incluem a publicação da foto na National Geographic, uma das versões mais modernas do aparelho e uma impressão em alta qualidade, que valem, juntos, mais de 1500 euros.

Na categoria Viagem, a vencedora foi a imagem da Basílica de São Francisco de Assis, na Úmbria, Itália, capturada pelo fotógrafo Francesco Cattuto. O segundo lugar na mesma categoria ficou com o fotógrafo Todd Kennedy.

Segundo lugar na categoria Viagem (Imagem: Todd Kennedy)

A fotografia da categoria Aventura/Esportes, de Max Seigal, ganhou o primeiro lugar. E o resultado é de surpreender pela paisagem e pelo ângulo. Já a vencedora na categoria Natureza/Vida Selvagem é a imagem de Michael B. Rasmussen.

A vencedora na categoria Aventura/Esportes (Imagem: Max Seigal)

 

Vencedora a categoria Natureza/Vida Selvagem (Imagem: Michael B. Rasmussen)

 

Segunda colocada na categoria Natureza/Vida Selvagem. (Imagem: Szabolcs Ignacz)

 

Segunda colocada na categoria Aventura/Esportes, em Santander, Espanha. (Imagem: losmanesdeldrone)

 

 

Terceira posição na categoria, na Canária. (Imagem: Karolis Janulis)

Para quem se interessou, o site oficial traz a galeria completa com as fotos concorrentes e mais informações sobre o Concurso. Ainda não foram anunciadas as datas da próxima edição.

Referências: Dronestagram, Portal Photos, Revista Glamour

Sair da versão mobile