
Como otimizar o espaço em apartamentos pequenos?
Com o aumento massante da urbanização, os lares das famílias brasileiras estão com cada vez menos metros quadrados. Hoje, o Blog da Arquitetura vai passar várias dicas para você que reside em um apartamento pequeno e reclama frequentemente de falta de espaço.
+MÓVEIS MULTIUSO/SOB MEDIDA

Para otimizar ao máximo o espaço físico do apartamento, vale a pena dar uma olhada em móveis multiuso, ou seja, aqueles que mudam de função de acordo com as necessidades durante o dia. Bons exemplos são: sofá-cama, escada com gavetas e prateleiras e mesas retráteis.
Uma outra opção muito bem aceita é encomendar móveis planejados especificamente para sua casa. Esta pode ser uma opção muito interessante para apartamentos reduzidos, embora o custo seja consideravelmente mais caro.
Ainda assim, o custo-benefício de se ter um apartamento todo sob medida pode valer muito a pena. Ter um guarda-roupa que se encaixa exatamente na medida de um cômodo ou um armário de cozinha que não ocupe muito espaço pode fazer a diferença na hora de mobiliar.

+ABUSE DA MODERNIDADE

Claro que um retoque de antiguidades cai muito bem na decoração, mas com o passar do tempo a tendência foi sendo apartamento cada vez menores, o que faz que aquele lindo móvel de madeira maciça e robusto de décadas atrás não seja o ideal para locais pequenos.
Por outro lado, um visual moderno pode ser a saída que você procura, justamente pelo mesmo motivo. Os designers de interiores possuem total ciência desse problema e muitas das soluções tidas como modernas e atuais apresentam um ambiente de móveis e utilitários compactos e clean.
+VERTICALIZE
Pode parecer a dica mais óbvia, mas quando não se pode crescer para os lados, cresça para cima. As fotos a seguir falam por si só! O único ponto sensível é que, para isso, é necessário um pé direito relativamente alto.


+ILUMINAÇÃO
O mais importante aqui é ser criativo, sendo que uma rápida pesquisa na internet vai lhe trazer centenas de possibilidades que se aplicam ao seu lar. Na maioria das vezes, os apartamentos possuem somente luzes fixas no teto, o que passa a clara impressão de diminuição do local, ou seja, o ideal é utilizar um número maior de lâmpadas bem distribuídas pelo local, o que vai melhorar não apenas a noção de espaço como também dar uma sensação de claridade muito maior ao seu apartamento.

Em muitos dos casos, você nem precisa necessariamente quebrar o teto para fazer essas alterações, podendo utilizar abajures e outros dispositivos móveis ou, no pior dos casos, aplicar gesso no teto. Ah, e claro: use e abuse da melhor luz disponível, a luz natural!
Fonte: Country Living