Ícone do site Blog da Arquitetura

Como Nova York catalogou todas as árvores de suas ruas e qual a importância disso

Em 2015, publicamos uma notícia sobre o projeto MillionTrees NYC, no qual 1 milhão de árvores foram plantadas em Nova York no período de 8 anos – a meta original era alcançar esse número em 10 anos. Mais verde e ciente de suas metas, a cidade tem investido em programas que visam o bem-estar ambiental e da população.

Um desses projetos é o TreesCount!, que desde 2015 cataloga todas as árvores encontradas nas ruas da cidade. Tudo começou quando o programa reuniu 2.300 voluntários dispostos a aprender mais sobre as árvores nova-iorquinas, coletando informações sobre o estado no qual se encontravam, os cuidados que necessitavam, o diâmetro do tronco e a importância para a vizinhança.

Participante do TreesCount! mede o diâmetro de uma árvore em pesquisa para o programa (Foto: BMW Group)

Acompanhados de monitores treinados, os voluntários percorreram as ruas dos cinco distritos de Nova York (Bronx, Brooklyn, Manhattan, Queens e Staten Island). Nessas caminhadas, aprenderam sobres as tipologias e as características principais das espécies, ajudando a criar uma base de dados sobre a vegetação urbana da cidade.

Durante o trabalho, os colaboradores inseriram um número de identificação em cada árvore. Além disso, espécies similares, de uma lista de 210 registradas, receberam cores similares, auxiliando na catalogação do tipo de árvore predominante em cada região.

Árvores em quarteirão nova-iorquino que participou da contagem para a criação do mapa (Foto: Open TreeMap Blog)

Mapa completo e interativo

O resultado desse trabalho de campo é um levantamento detalhado que mapeou todas as árvores da cidade e pode ser acessado no site New York City Street Tree Map (Mapa de árvores da cidade de Nova York, em tradução livre). Atualmente, o cadastro conta com mais 685,7 mil árvores cadastradas.

Além de conhecer melhor a vegetação urbana da Big Apple e conferir as espécies mais comuns de determinado bairro, o usuário saberá os benefícios ecológicos e econômicos de cada uma. Por meio do mapa interativo, é possível escolher qualquer árvore e descobrir quantos litros de água ela absorve ao ano, os gastos que evita ao município, ao diminuir a presença de gases poluentes, e até estimar quantos kWh de energia elétrica elas permitem conservar.

É importante frisar que os dados são calculados pelo Serviço Florestal dos Estados Unidos, que estima o valor em dólares de todos os benefícios ecológicos de uma árvore. Segundo a instituição, essas vegetações retém 1 bilhão de galões de água ocasionada por chuvas e tempestades e ajudam a economizar 10,8 milhões de dólares em reparos de danos fluviais e problemas relacionados a enchentes.

Página do New York City Street Tree Map (Imagem: Reprodução)

Fontes: ArchDaily Brasil, NexoTreesCount!

Sair da versão mobile