Ícone do site Blog da Arquitetura

Como montar um portfólio de arquitetura diferenciado?

Mercado competitivo e cada vez mais exigente é o cenário que os profissionais, inclusive os arquitetos, encontram após a formatura. E para se diferenciar e mostrar as experiências, os projetos e trabalhos já realizados, a montagem de um portfólio é fundamental. Para isso, é necessário ter atenção com alguns elementos essenciais e não esquecer-se de que, além dos exemplos de trabalhos, a criatividade é uma grande aliada para chamar a atenção, seja dos futuros chefes ou clientes.

Imagem: Web Hoje

O visual do portfólio é muito importante, e mostra uma das habilidades essenciais do profissional, os conhecimentos em design gráfico. Uma disposição equilibrada dos elementos visuais, que favoreça o conteúdo, mas ao mesmo tempo, não sobrecarregue a leitura é também um ponto importante na criação. Projetos acadêmicos também podem ser descritos para enriquecer o portfólio, inclusive trabalhos teóricos sobre a arquitetura.

Imagens em 3D, fotografias e desenhos são alguns dos elementos que podem ser adicionados e que variam conforme os clientes aos quais o portfólio será direcionado. Não faltam exemplos de sites em que é possível iniciar o seu portfólio, que deve mostrar o estilo do trabalho do profissional. Confira a lista com algumas sugestões de sites em que é possível criar um portfólio para a divulgação dos trabalhos em arquitetura:

Carbonmade

Com galerias em flash e design simples de ser usado, é considerado um dos melhores serviços de portfólio online, já contando com milhares de trabalhos. O Carbonmade tem um enfoque bastante visual, o que ajuda no trabalho de profissionais seja de arquitetos, fotógrafos ou designers.

Kawek

O projeto brasileiro proporciona um design diferenciado e, ao mesmo tempo, sóbrio, além de ser possível customizar o site. Se a escolha for uma conta Pro, é ainda possível um número infinito de trabalhos, um domínio personalizado e sem anúncios ou propagandas.

Imagem: Kawek in Arquitetura e Tecnologia

Behance

Portfólios profissionais e criativos podem ser criados a partir desta plataforma. Além das ferramentas de criação, também é possível acompanhar e participar de galerias em que são reunidos profissionais, trabalhos, escolas e grupos que têm interesse ou pertencem a uma mesma área, como design, arquitetura ou tecnologia.

Imagem: Design Instruct

Brushd

Com suporte para diferentes mídias, e mais de 300 fontes à escolha, tem integração com redes sociais. Mas é necessário observar as limitações de uso de imagens e vídeos gratuitos.

Coroflot

Portfólios de diferentes temas são encontrados no Coroflot, que ainda possibilita acompanhar estatísticas, como o número de visualizações do portfólio, além de possibilitar um endereço e disposição de elementos personalizados no site.

Referência: Arch Daily

 

Sair da versão mobile