Ícone do site Blog da Arquitetura

Como fazer uma horta ou jardim de pallet

Ter uma horta em casa e cultivar seus próprios alimentos é uma tendência – das boas – e que está em alta! Mais do que um adereço estético, existem duas vantagens consideráveis nisso: a praticidade de não precisar se deslocar para comprar temperos e especiarias e a segurança de saber a procedência e higiene desses alimentos.

Um dos fundadores do Blog da Arquitetura, Eduardo Mikail, colocou a mão na massa e mostrou um passo a passo de como criar a sua própria horta ou jardim de pallet. Acredite: é fácil e vale muito a pena! Olha só!


Veja também:

Não tem espaço? Cultive uma horta vertical na janela

5 ideias criativas para investir em um jardim vertical em casa

Como cultivar hortas em pequenos espaços


Passo a passo

Defina o local da casa que irá receber o pallet e compre a peça. Em São Paulo, ele pode ser encontrado próximo a Zona Cerealista e ao Ceasa, mas hoje em dia também é possível encontrar em lojas online.
Já decidiu se ele vai ficar suspenso ou no chão? Essa definição é importante para que você pense nos furos, parafusos ou na base.
Hora de preparar o pallet! Verifique se é necessário cortá-lo, lixe (nós usamos lixas 100 e 200) e envernize. Se preferir, você pode colorir com outra tinta, nós optamos por manter o tom natural e, depois de pronto, escurecemos com duas demãos de verniz cor imbuia.
Hora de preparar os vasos e colocar terra, adubos e sementes. Nós usamos terra adubada e começamos com sementes de manjericão e tomate cereja.
Agora vem a etapa mais legal: pensar em como os vasos serão distribuídos ao longo das ripas de madeira. Use a criatividade, mas não deixe de vislumbrar o tamanho dos galhos e folhas quando elas estiverem grandes!

Custos

Construir sua própria horta vertical com pallet é algo que exige pouco trabalho e investimento, além de ser uma ótima terapia. Nós gastamos cerca de R$ 90,00 na compra de todos os materiais, mas é preciso pesquisar e não comprar tudo logo no primeiro lugar.

Dicas

Para que a sua horta vertical dê certo, não deixe de checar algumas informações antes de colocar a mão na massa, como o clima (por exemplo, você está plantando o alimento no período certo?), o solo (que tipo de terra ou preparo o vaso precisa?) e o local de instalação da horta (tem uma boa incidência de luz e circulação de ar?).


Gostou? Continue acompanhando nossas atividades nas redes sociais do Blog da Arquitetura e do Eduardo Mikail e, claro, não deixe de compartilhar sua horta vertical ou invenção #DIY com a gente através da hashtag #blogdaarquitetura. :)

Sair da versão mobile