Top

Como esse artista usa a arquitetura para explicar distúrbios mentais

Como seria a ansiedade representada por uma casa? Ou então as consequências de fobias e de doenças como o Alzheimer? Federico Babina, ilustrador italiano que vive em Barcelona, através da série denominada “Archiatric”, mostrou com ilustrações e um vídeo como é possível, com sensibilidade, demonstrar os sentimentos e o que representa cada desordem ou doença psicológica que atingem cada vez mais pessoas em todo o mundo.

ansiedade-babina-blog-da-arquitetura

As chamadas doenças do século exigem uma atenção cada vez maior. Hoje se discute mais cada doença ou distúrbio, sobre como ajudar quem enfrenta este desafio, sem preconceito, e com respeito e empatia, buscando entender o que o outro está sentindo. Muitas dessas doenças eram tabus há pouco tempo, ou até mesmo consideradas como assuntos de pouca importância, mas a cada dia essa ideia é desconstruída e o trabalho de Babina traz uma visão diferente para chamar nossa atenção ao tema.

A psicologia através da arquitetura e da arte

As casas são apresentadas em diferentes fases de reparo e estrutura, representando cada condição psicológica. O que pode parecer abstrato à primeira vista, mostra o seu real significado a cada imagem.

Babina ilustrou 16 exemplos de doenças e distúrbios mentais e de comportamento: autismo, ansiedade, demência, transtorno bipolar, depressão, esquizofrenia, dislexia, transtorno de múltiplas personalidades, Alzheimer, insônia, fobias, desordem alimentar, narcolepsia (distúrbio do sono), transtorno de identidade de gênero, paranoia e transtorno obsessivo-compulsivo.

O objetivo do trabalho de Babina é dar uma voz artística à representação destas alterações psicológicas. “É verdade que a arquitetura e os espaços em que vivemos influenciam nosso comportamento e a psicopatologia. Quem planeja espaços, planeja atitudes, comportamentos e experiências emocionais”, define Babina sobre a fina relação entre a arquitetura, nossos sentimentos e a psicologia.

O ilustrador já apresentou projetos diferentes baseados na geometria, com toques do surrealismo, como já contamos aqui no Blog da Arquitetura. Outro exemplo foi quando o artista transformou obras de arte famosas em edifícios. Para ele, uma arte complementa a outra, como a pintura, a escultura e a arquitetura. E desta vez, Babina demonstrou que a arte também representa a vida e seus desafios.

Em seu site é possível conhecer mais os trabalhos. E a seguir, conheça o vídeo com todos os exemplos de representações do artista neste trabalho “Archiatric”:

Referências: Design Boom, Bored Panda, Obvius Mag, Federico Babina. Imagens: Federico Babina