Top

Como criar um portfólio online de arquitetura?

A internet se tornou uma ótima opção para a divulgação de empresas e trabalhos, dessa forma, os arquitetos podem investir em um portfólio digital, pois tem sido um bom meio para captar clientes.

A criação de um portfolio digital é relativamente simples, e o melhor é que você consegue fazê-lo sem precisar da ajuda de terceiros. Nesse caso, não se pode esquecer que o foco principal do seu portfólio deve ser a apresentação do seu trabalho, com isso, deve contar com um bom design para ganhar a atenção das pessoas e gerar nelas a curiosidade em ver o seu portfólio.

Contudo, você poderá usar muitos recursos para montar um design diferenciado e atrativo para seu portfolio de arquitetura, além de templates personalizados por você mesmo. Ainda poderá adicionar os depoimentos de seus clientes, promoções, serviços que são oferecidos e muito mais. Para que você conquiste cada vez mais clientes, separamos três dicas para te ajudar a bombar o seu portfólio.

Otimizar o site para SEO

O primeiro passo é atrair os clientes para o seu site, sendo assim, você precisa usar todas as ferramentas disponíveis ao seu favor. Há um conjunto de técnicas para otimizar sites, que é conhecido como SEO, ele é utilizado para dar um avanço no posicionamento do seu site quando tal assunto é buscado por algum cliente no Google.

Ao usar o SEO o seu site será otimizado para ter mais visibilidade, assim será possível alcançar o maior número possível de pessoas para conhecer o seu trabalho através do portfólio, com isso, é preciso ter um planejamento para que encontrem o seu site com facilidade, ou seja, que seus links fiquem nas primeiras posições do google.

Então, comece a listar os seus objetivos, saiba quem são as pessoas que você deseja alcançar com o seu portfólio e assim use as ferramentas que vão ajudar a manter o bom desempenho do site, podendo ser o google analytics e o google search console, que são gratuitas.

Há também o uso das palavras-chaves, que são muito importantes para fazer uma boa estratégia de marketing. Você deve usar as palavras mais relevantes para o tráfego do seu site, de acordo com o conteúdo apresentado. Com certeza vale a pena fazer um estudo mais aprofundado para aplicar as técnicas de SEO, isso vai atrair mais pessoas para seu portfólio de arquitetura online e te render mais clientes em potencial, afinal, nesta carreira você é um eterno estudante.

Aposte nas redes sociais

As redes sociais como o instagram e o facebook são ótimas ferramentas para capturar clientes, esse pode ser um meio usado para expor o seu portfolio digital. Nos dias atuais, as pessoas procuram referências nas redes sociais para que possam ter confiança no trabalho das pessoas, já que a opinião de clientes antigos faz total diferença na escolha de um bom profissional.

A princípio é importante investir em publicidades através de influencers, pois os seguidores costumam confiar na palavra de seus influenciadores favoritos. É indispensável fazer uma boa apresentação do seu portfólio em seu perfil, para que possam conhecer o seu trabalho. Tenha bons conteúdos para entreter seus seguidores, fale sobre as novas tendências da arquitetura, sobre os erros comuns cometidos entre as pessoas que não contratam um arquiteto profissional, entre outros conteúdos que sejam do interesse de quem está a procura de um bom arquiteto.

Não esqueça que o seu perfil é para divulgar o seu trabalho, então seja profissional, não fale palavrão, não poste conteúdos aleatórios, mantenha contato com os seguidores de forma educada, dê atenção sempre que possível e tire todas as dúvidas, pois assim, mostrará o seu interesse em fazer daquele seguidor o seu cliente.

Gerar conteúdo para alcançar mais pessoas

Para manter os seus seguidores interessados no seu perfil e para crescer o perfil gradativamente é muito importante que você ofereça um bom conteúdo e que ele esteja conectado ao assunto do seu trabalho, no caso, a arquitetura.

Faça uma enquete no Instagram para saber o tipo de conteúdo que seus clientes querem ver, faça vídeos nos stories mostrando as obras que você estiver acompanhando no momento, mostre as reuniões com os clientes, mostre o quanto os clientes estão satisfeitos. Lembre-se de sempre criar conteúdos dos quais você gostaria de ver para contratar algum serviço.

Outra opção válida é criar conteúdos para o youtube, onde você mostra o seu dia-a-dia nas obras, nas reuniões, na criação dos seus projetos, é muito interessante para que os clientes e futuros clientes possam acompanhar o seu trabalho, dessa forma você passa credibilidade.

Outra opção são os conteúdos criados no facebook, você pode apostar em vídeos, fotos e até na criação de memes envolvendo o seu portfólio. O importante é usar a criatividade. Os seus conteúdos nas redes sociais irão dar visibilidade para alcançar novos clientes. Não tenha pressa para colher esses frutos, normalmente são investimentos de longo prazo.

Além disso, pode manter uma área de blog dentro do site com seu portfólio, neste blog você escreve sobre notícias, tendências, ou qualquer outro assunto interessante relacionado à arquitetura.

Fazer isso pode ser considerado como uma estratégia de nível superior, pois imagine que alguém está buscando na internet sobre decoração de uma sala, por exemplo, ela pode acabar parando em um artigo seu explicando as tendências do momento, se seu conteúdo for bom com certeza este internauta vai querer conferir seu portfólio e quem sabe até contratar seus serviços, ou então recomendar para alguém que queira um serviço de arquitetura.

No fim das contas, ter um portfólio digital de boa qualidade pode ser a grande diferença entre ganhar muitos clientes online ou não, hoje em dia as pessoas estão cada vez mais dependentes da internet, então naturalmente vão usá-la para encontrar profissionais. Use as dicas deste artigo e cativar sua audiência e ganhar cada vez mais clientes.