
Conheça 4 cidades temáticas muito bem localizadas no Brasil
O homem ainda não descobriu uma forma de viajar no tempo. Então, para compreender melhor como viviam as pessoas no passado, muitos estudiosos – ou apenas curiosos – recorrem à literatura. Mas, nada se compara às artes visuais. As ilustrações não deixam lacunas para a imaginação. Se tratando da arquitetura, maquetes e cenografias é um jeito eficaz de demonstrar ideias projetais e contar uma história. No Brasil, existem quatro cidades temáticas que foram construídas, justamente, para este fim. E, hoje, elas são bons locais de visitação para viajantes, dando visibilidade à cultura e dinamizando a economia nacional.
Veja Também: COMO SÃO CONSTRUÍDAS AS CIDADES CENOGRÁFICAS?

+ Cidades Temáticas Brasileiras
+ Sítio Histórico Quixadá
Cerca de vinte quilômetros da estrada do Quixadá, no estado do Ceará, encontra-se um sítio onde foram gravadas cenas da minissérie ‘Amazônia’, da Rede Globo de Televisões. Nesse mesmo local, há mais de cem anos – na primeira fase da República, ou da “Era da Borracha” -, seringueiros locais presenciaram a Revolução Acreana contra os bolivianos.

Recentemente, a área passou por uma grande reforma estrutural. Agora seus espaços físicos, desde restaurantes e até museu e brinquedoteca, estão abertos à visitação pública. Essa é a forma que o governo encontrou para preservar o patrimônio edificado, o meio ambiente e as memórias da história local.


+ Cidade de Santa Fé
No sul do país, próximo da cidade de Bagé, há mais uma das cidades temáticas brasileiras. Santa Fé foi palco da encenação de outra produção da Rede Globo, o filme ‘O Tempo e o Vento’, baseado na obra do escritor Érico Veríssimo. Num terreno de dez mil metros quadrados, foram construídas dezessete falsas edificações em estilo colonial. Casarios, bolicho e uma igreja estão posicionados rodeando um pátio gramado e há até um cemitério – de mentira, claro.


Quase toda a estrutura de Santa Fé foi construída com placas de OSB, que é um tipo de compensado. Infelizmente, com a ação do tempo, muitas paredes ficaram envergadas e com a pintura, imitando alvenaria, descascada. O alto custo e a falta de incentivo do poder público para mantê-las também foi outro motivo do seu abandono. Antes que se perdesse todo o restante, entidades organizaram meios de levantar recursos para a reestruturação da cidade. A ideia é resgatar esse cenário presenteando a população com mais um ponto turístico e cultural.
“Estamos buscando recursos em Brasília, porém existem estruturas em Santa Fé que precisam de reparos de emergência para que não sejam mais danificadas com a ação do tempo, por isso precisamos do apoio da comunidade de Bagé para que possamos manter o local em pé.”– Flávio Cantão, da Associação Centro Cultural e Turística Cidade de Santa Fé, em reportagem do site da prefeitura de Bagé.


+ Euroville
De toda esta lista de cidades temáticas brasileiras, o caso mais curioso é este. Euroville está localizada no sítio Araporanga, no município de Santana do Cariri, no Ceará. Em meio à caatinga seca, num terreno de três hectares, há miniaturas – muito modestas – de castelos medievais, casas europeias e outros símbolos históricos mais visitados por turistas mundo afora. Como exemplo, tem-se uma edificação representando o Castelo de Óbidos, em Portugal. E outra imitando uma residência tradicional grega, com direito à, inclusive, uma abóbada.


A construção de Euroville foi uma iniciativa da família Pereira de Oliveira, a proprietária das terras. Os seis irmãos tiveram a oportunidade de viajar e conhecer várias culturas estrangeiras. Quando retornaram, resolveram reproduzir, no nordeste, parte do que tinham visto no exterior. Eles ergueram edificações em pedra, em concreto e até em madeira. De repente, o conjunto ficou parecendo uma localidade do Velho Mundo. Hoje, os turistas podem conferir esse trabalho percorrendo as ruas ou passeando de teleférico.


+ Nova Jerusalém
Nova Jerusalém trata-se da maior e mais sofisticada representação da Paixão de Cristo – da crucificação de Cristo, baseada no Novo Testamento – no país. O espetáculo é realizado desde 1968 num sítio localizado no município de Brejo da Madre de Deus, em Pernambuco. Dentro da área da cidade-teatro, há várias instalações arquitetônicas representando as montanhas da Judeia de dois mil anos atrás.


A experiência de assistir a história da vida, morte e ressurreição de Jesus sendo contada em um teatro ao ar livre é algo inigualável. É por isso que esse evento religioso tem atraído, todos os anos, milhares de turistas de várias partes do Brasil e do mundo. A Semana Santa, a Páscoa e os feriados da Paixão de Cristo são extremamente importantes para a indústria do turismo brasileiro.
“Além de incentivar e demonstrar as tradições religiosas do nosso povo, esses eventos são importantes motes para o desenvolvimento de muitos municípios, pois é nessa época que eles recebem a visita de turistas e incrementam a renda local.” – Marx Beltrão, ministro do Turismo, em reportagem de Turismo em Foco.


Além de Fazenda Nova, existem outros endereços no país onde é realizado o Drama da Paixão. São exemplos João Pessoa, Maringá, Aracaju, Trindade, São João Nepomuceno, Araxá e Santana de Parnaíba. Mas, a segunda maior cidade temática do mundo, palco de grandes eventos culturais, é a Jerusalém da Amazônia, localizada em Porto Velho, Rondônia.
+ Bônus
Em breve, o Brasil terá mais cidades temáticas. A Bahia deve ser a próxima a erguer uma delas. A ideia é criar uma obra cenográfica em homenagem a Canudos. O povoado foi destruído pelo Exército em 1896, durante o confronto com o movimento popular de fundo sócio religioso liderado por Antônio Conselheiro, uma figura que muitos acreditavam ser um profeta enviado por Deus.
Imagem de Capa: Prefeitura de Bagé. | Fontes: Prefeitura de Bagé, Dário do Nordeste, Agência SC.
Leia também: