
Cidade paraibana faz ações para aumentar o número de árvores por habitante
Em Campina Grande, diferentes projetos com o mesmo objetivo: aumentar o número de árvores na cidade e a consciência ambiental dos moradoresDebater alternativas e aumentar ações que promovam a arborização urbana é fundamental. A degradação ao meio ambiente ocasiona, entre alguns dos impactos nas cidades, o aumento da poluição do ar, mudança do microclima, com alteração de temperatura e até mesmo dos ventos na localidade. O número considerado ideal de árvores em uma cidade é de uma a cada dois habitantes. É pensando nesse número que a cidade de Campina Grande, na Paraíba, tem se tornado um dos exemplos em ações de plantio, orientação e educação dos moradores.

Atualmente, Campina Grande – a aproximados 130 km da capital da Paraíba, João Pessoa – apresenta uma proporção de uma árvore a cada quatro habitantes. Entre as ações que merecem o destaque na cidade paraibana está o projeto “Adote uma Árvore”, desenvolvido desde 2007 pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), que atua não apenas com o plantio de mudas, mas também com a conscientização dos moradores e estudantes da região.
Outros destaques têm origem em ações da prefeitura da cidade, como o “Minha Árvore”, que promove o plantio de árvores nas ruas de Campina Grande e em escolas, onde o projeto é levado ao conhecimento das crianças, sendo estimulada, desde cedo, a preservação do meio ambiente. Outra ação vinculada à Secretaria de Obras da cidade é a concessão do “Habite-se Ecológico”, em que a certidão do habite-se, que atesta que o imóvel foi construído sob as normas estabelecidas pela prefeitura, garante também o plantio de uma árvore a cada 60m² de área construída.

É grande a importância da arborização urbana, seja com o plantio em espaços públicos ou particulares, principalmente em locais que abarquem o coletivo. Mas é também necessário que sejam observados critérios de segurança e acessibilidade nas cidades, em consonância com leis e regulamentos existentes. Por exemplo, há distâncias mínimas com relação a objetos, como hidrantes ou telefones públicos, que devem ser observadas quando do plantio de uma árvore. Mas vale a pena lembrarmos também que uma simples atitude, como plantar mudas em uma praça, já pode iniciar mudanças, seja na sua rua, no seu bairro, em sua região, até se expandir e chegar a diferentes pontos da cidade.
Referências: Hypeness, Info Escola, GreenMe