
China terá primeira cidade 100% sustentável do mundo

Projetar um empreendimento sustentável, seja edifício ou complexo residencial, não é uma tarefa fácil. Agora, imagine criar uma cidade sustentável. Esta é a ideia do arquiteto italiano Stefano Boeri, que está construindo esse projeto visionário em Liuzhou, na China.
A “cidade floresta” será a primeira do tipo no mundo, com capacidade para acomodar cerca de 30 mil pessoas. Assim como um centro urbano tradicional, terá casas, hotéis, escritórios, hospitais, escolas, shopping centers e outros serviços.

A inauguração da cidade, que ocupa 175 hectares, está prevista para 2020. Até lá, serão plantadas 40 mil árvores e quase um milhão de plantas, abrangendo mais de 100 espécies diferentes. Para isso, as fachadas de todos os edifícios serão “revestidas” com vegetações.
Além de colaborar com a arquitetura dos prédios, as plantas terão um papel ainda mais importante: melhorar a qualidade do ar, amenizar a temperatura média e se tornar verdadeiras barreiras naturais contra eventuais barulhos. Logo, a nova cidade será verde em todos os sentidos.

Sustentável em todos os âmbitos
No período de um ano, espera-se que o empreendimento produza cerca de 900 toneladas de oxigênio, filtrando 10 mil toneladas de dióxido de carbono e 57 toneladas de poluentes. A biodiversidade da região também será beneficiada, já que o projeto irá gerar habitats para aves, insetos e animais pequenos.
A infraestrutura combinará auto-suficiência energética e uso de energia renovável. O transporte também não será um problema para os habitantes, já que será construída uma linha ferroviária com trem de alta velocidade, ligando o complexo a Liuzhou.
Leia mais:
Conheça o projeto da floresta vertical em um prédio de 36 andares
Arquiteto aposta em torres verdes para neutralizar o ar de cidade chinesa
5 edifícios sustentáveis e inovadores pelo mundo que possuem incríveis florestas verticais
Este não é o primeiro projeto de Boeri a atrair holofotes pela ousadia e sustentabilidade. Em 2014, ele finalizou o incrível Bosco Verticale, em Milão, prédio que, inclusive, inspirou outros de seus projetos e a futura cidade chinesa. Aliás, o edifício italiano venceu o mais importante prêmio dedicado a arranha-céus, o International Highrise Award, o que confirma sua importância arquitetônica e urbanística.
Fontes: Casa Vogue, BBC Brasil e Stefano Boeri Architetti.