Top
casas de Ayrton Senna

Conheça as casas de Ayrton Senna

É difícil não conhecer Ayrton Senna, o grande ídolo brasileiro do automobilismo. Mesmo quem nasceu após a morte do piloto já ouviu sobre sua fama. Senna fez história e continua fazendo até hoje, tanto que as residências em que habitou ainda guardam memórias sobre ele. Neste texto, nós vamos mostrar as casas de Ayrton Senna e conhecer como era a arquitetura e o design da sua mansão em Portugal.

casas de Ayrton Senna
Imagem: etv-sports.com

+ As casas de Ayrton Senna em São Paulo

Durante a infância e a adolescência, Senna morou na Zona Norte. Até os quatro anos, ele habitou com a família no cruzamento da rua Aviador Gil Guilherme com a Avenida Santos Dumont, no Santana. Ainda no mesmo bairro, o piloto morou na rua Condessa Siciliano entre os quatro e os doze anos.

casas de Ayrton Senna
Imagem: hardmeb.com.br

Depois dos doze anos, Senna foi com a família para a Rua Pedro, no Tremebé. Porém, foi a próxima casa da família, localizada na Avenida Nova Cantareira, também no Tremembé, onde ocorreu a comemoração da primeira vitória do piloto, em 1991.

+ A casa na Inglaterra

Em 1981, enquanto corria pela escuderia Van Diemen, Ayrton Senna morou no norte da Inglaterra, em Norwich, onde alugou uma casa. Tal residência foi vendida em 2015 por um preço relativamente baixo para os padrões do país.

Porém, uma curiosidade é que as pessoas responsáveis pela venda não sabiam que o piloto havia morado ali. A venda foi rápida por causa da localização, mas a imobiliária acredita que haveria mais concorrência se soubessem da informação. As casas de Ayrton Senna, com certeza são locais memoráveis.

casas de Ayrton Senna
Imagem: sportskeeda.com

Leia também: Desbrave a costa de Algarve em Portugal


+ A mansão em Portugal

Ayrton Senna morou dois anos na sua mansão em Portugal, a qual comprou em 1991. Ele mudou-se para lá em 1992 e manteve o lugar até a sua morte, em 1994.

casas de Ayrton Senna
Imagem: vanitatis.elconfidential.com

A construção da casa ocorreu há 35 anos, aproximadamente. O terreno todo possui mais de 10 mil metros quadrados. Há uma casa principal, casa de hóspedes, quadra de tênis, piscina. A casa principal possui dois pisos e 900m², tem seis suítes, sala de televisão e de jogos, enquanto a casa de hóspedes, que fica próximo à piscina, possui três quartos, sala e cozinha.

casas de Ayrton Senna
Imagem: vanitatis.elconfidential.com

Quando Senna comprou a mansão, a decoração ficou por conta da arquiteta de interiores Teresa Calém, que tornou-se amiga da família. Boa parte da decoração foi feita em cores claras, com bastante branco. A exigência do piloto foi que o seu quarto fosse escuro para que pudesse dormir bem, o que foi resolvido com cortinas e com a vedação todas as frestas que pudessem deixar a luz passar.

casas de Ayrton Senna
Imagem: revistacasaejardim.globo.com

Na planta interior, até 2011, quando a casa estava a venda pelo equivalente a 24 milhões de reais, poucas mudanças haviam sido feitas. A cozinha foi um dos poucos cômodos que sofreu intervenções. O resto, apesar da decoração totalmente diferente, ainda era igual à planta na época de Senna.

casas de Ayrton Senna
Imagem: virgula.com.br

Os cômodos da mansão são amplos e possuem muita iluminação natural. Para garantir a privacidade, todas as janelas dos quartos são voltadas para o jardim, que fica na parte de trás da casa. As palmeiras que Ayrton Senna mandou plantar ainda estão lá no quintal. Porém, na época em que o piloto morava ali, havia mais árvores e uma horta.

casas de Ayrton Senna
Imagem: epoca.globo.com

+Preservação da memória de Senna

Pouco tempo após a sua morte, a avenida na qual a casa de localiza, dentro do condomínio português, recebeu o nome do piloto. Em 2013, anunciaram que a casa foi vendida para um britânico. Porém, em 2015, a mansão voltava ao site de vendas pelo que equivale a 30 milhões de reais.

Ayrton Senna, o brasileiro que fez história, deixou grandes lembranças e um legado imenso. As suas residências são parte da memória que o povo têm do piloto, seja em Portugal ou no Brasil. Os fãs de Senna torcem para que a mansão seja vendida para um outro fã que saiba preservá-la, pois acreditam que destruí-la é como apagar uma parte dele do local.

E aí, o que você achou das casas de Ayrton Senna?

Referências: BBC; Revista Casa e Jardim; Ayrton Senna Vive; Época; Jornal SP Norte; Mirror; Express; SulInformação; Daily Record.

  • Quando esteve na Inglaterra, o Ayrton Senna morou também em Reading. Eu visitei a casa dele lá.
    Ele também manteve um apartamento em Mônaco, no Boulevard Princesse Grace.
    Outro ponto, a primeira vitória dele na Fórmula 1 foi em 1985. A comemoração a que você se refere foi a vitória no GP Brasil em 1991.