
Casa Mosha, no Irã, é referência de arquitetura geométrica e minimalista
A arquitetura moderna garante conceitos incríveis e cada vez mais arrojados. São inspirações que chamam atenção de especialistas no mundo inteiro, como a Casa Mosha, um projeto iraniano com design escultural e moderno. Perceba pela foto o quanto ela é diferente e chamativa! Quer saber mais? Continue lendo!
Como é a Casa Mosha?
Com três blocos sobrepostos, a Casa Mosha é um projeto do escritório New Wave Architecture e está localizada em Teerã, capital do Irã. Fica em um terreno de 120 m², com declive e entrada pelos lados por meio de escadas. O design é impressionante e lembra uma escultura, com a sensação de estar suspensa.
Geométrica e minimalista, a construção foi feita em meio à rotação dos blocos, com sustentação pelo sistema estrutural em “cantilever” (apoiado em apenas uma extremidade). Além disso, é composta de volumes em balanços voltados para as montanhas Alborz, localizadas na planície de Mosha.
No interior, o recorte circular possui uma escada helicoidal (caracol) em madeira clara. Já as esquadrias vão do chão ao teto, proporcionando uma ótima apreciação da paisagem. O piso aquece o ambiente e a iluminação é indireta e realizada por rasgos no teto, preenchidos por lâmpadas amareladas.
As portas são de vidro, e ainda há uma grande esquadria que valoriza a vista para as montanhas, com uma piscina interior, um bar, sauna, vestiário, banheiro e uma pequena cozinha amadeirada. São duas suítes, área social com sala de estar, sala de jantar, cozinha e um terraço com garagem.
Considerada um conceito do que mais há de moderno na arquitetura iraniana, a casa está aberta à visitação e chama atenção dos moradores locais. Seria ótimo morar aí, não é? Confira mais fotos legais do projeto:


Referência: UOL / Fotos: Reprodução e ArchDaily Brasil