
Casa moderna nas montanhas abriga alpinistas
Está aí uma casa para quem realmente tem espírito aventureiro. A solitária construção nos Alpes de Kamnik, na Eslovênia, não é nada fácil de ser encontrada: seu acesso é feito somente escalando as montanhas.
Foi pensando exatamente nessa finalidade que os arquitetos da OFIS juntamente com alunos da Escola de Design da Universidade de Harvard idealizaram esse ousado projeto. A intensão desde o início era construir um local que servisse de moradia para os alpinistas de passagem por ali.
A obra foi inspirada na arquitetura vernacular da Eslovênia, e constitui em três módulos divididos em espaços individuais. O primeiro conta com hall, área de armazenamento e local para alimentação. O segundo com ambientes para descanso; e o terceiro é composto por uma cama beliche, além da janela com a vista espetacular para os Alpes.
O transporte desses módulos até as montanhas foi realizado por meio de helicóptero, e sua conexão feita com pinos estratégicos. Todo esse trabalho durou somente um dia, o que mostra o quão simples é o projeto, além de ter sido bem conduzido pelos profissionais.
O maior receio dos criadores desta casa moderna era com a segurança do local escolhido. Para não haver consequências, eles tiveram o apoio de engenheiros da AKT II, que os ajudaram a estudar qual o melhor espaço para a construção, que deveria ser resistente o bastante para superar as condições climáticas extremas dos Alpes. Ao mesmo tempo também deveria ser forte o suficiente para resistir a possíveis intervenções naturais, como deslizamentos, tempestades com fortes ventos e nevoeiros.
O visual do abrigo é um caso à parte. A vista é linda e dá a sensação de estar bem pertinho do céu. Com design moderno, é um verdadeiro refúgio para quem quer se aventurar nas montanhas eslovenas. Você se arriscaria?
Fotos: Reprodução/Andrej Gregoric