Ícone do site Blog da Arquitetura

Casa comestível? Sim, ela existe e está localizada na Holanda!

Não há limites quando se trata de Arquitetura, você já deve saber disso, ainda mais depois de conhecer muitos projetos inusitados e impressionantes. A surpresa de hoje é uma casa comestível que foi desenvolvida por um escritório holandês. Parece cômico, mas é funcional e faz muita diferença. Acompanhe o post e saiba mais.

Foto: Divulgação

Casa comestível? Como assim?

Esqueça a casa de doces típica de histórias infantis e desenhos animados. A casa comestível em questão dá espaço para opções naturais, como vegetais, legumes e temperos. Idealizada pelo grupo Atelier GRAS!, a Eathouse foi apresentada em diversos eventos de paisagismo e jardinagem na Europa.

Trata-se de um espaço para produção desses alimentos, com o cultivo totalmente diferente do convencional. A casa não foi feita para ser habitada, e sim para mostrar a importância de se plantar em ambientes incomuns e compactos, incentivando muitas pessoas a serem mais saudáveis.

Foto: Divulgação

Construído por arquitetos, paisagistas e jardineiros, o espaço conta com 65 espécies de frutas, vegetais e ervas. A estrutura é modular, com base semelhante a andaimes que seguram caixas que servem de cama para o plantio na terra. Além disso, ele se adapta às condições climáticas.

O único problema da casa comestível holandesa, porém, é o sistema de rega. No caso, ele é automatizado, o que encareceu o projeto. A ideia é que seja feito manualmente, mas é um procedimento trabalhoso. No mais, a proposta é mostrar que é possível criar paredes e telhados plantáveis em diversos conceitos, sobretudo em áreas urbanas. Que tal?

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Referência: Ciclo Vivo

Sair da versão mobile