
Arquitetos ingleses criam “casa anfíbio” para época de enchentes
Enchentes são uma realidade de muitos brasileiros, que perdem tudo o que têm em época de fortes chuvas. Já pensou se esse transtorno pudesse ser evitado se as casas fossem flutuantes?
Este conceito foi colocado em prática na Inglaterra pelos arquitetos Richard Coutts e Robert Barker, do escritório Baca Architects. Eles construíram o que apelidaram de “Casa Anfíbio”, que está localizada às margens do rio Tâmisa, em Buckinghamshire.
Quem passa pela rua não enxerga toda a inovação que a estrutura apresenta, é simplesmente uma casa como outra qualquer em dias sem chuva. A diferença é vista em períodos de cheia do rio, quando a casa flutua por até três metros de altura.
O que permite tal feito é sua base de tubos flexíveis que são ligados ao solo. Por conta de seu formato, os moradores conseguem permanecer dentro da casa quando há enchentes. Há um jardim na parte da frente que funciona como um sinal para o início da cheia. Os criadores garantem que não há riscos de inundações.
A “casa anfíbio” ficou pronta em 2015 e desde então já passou por inúmeras cheias. Os arquitetos acreditam que projetos neste modelo podem ajudar na melhoria das áreas afetadas, que, inclusive, não tem muitos moradores por conta dessa característica. Com a residência inovadora, é possível levar mais pessoas a morar por lá.
Todos sabem que a situação das enchentes no Brasil ultrapassa a motivação por fenômenos naturais e é altamente intensificada pela ação humana. Mas, hipoteticamente, você acha que uma construção inovadora como esta funcionaria por aqui?
Fotos: Divulgação