Top

Cápsulas orgânicas são apresentadas como substitutas dos caixões

O projeto em que cápsulas orgânicas substituem os caixões, e a matéria orgânica torna-se nutriente para o cultivo de plantas e árvores,

O projeto pode causar uma certa surpresa. A ideia de Anna Citelli e Raoul Bretzel é substituir os caixões por cápsulas feitas com material orgânico, onde as pessoas que faleceram são dispostas em formato de feto. Em seguida, a cápsula é enterrada e o corpo em decomposição seria transformado em nutrientes necessários para a geração de novas vidas, neste caso, de árvores e plantas.

cápsulas-orgânicas-blog-da-arquitetura

O projeto é denominado Capsula Mundi e é descrito por seus idealizadores como uma forma diferente, natural e ecológica de pensar sobre a morte. Anna e Raoul se dedicam a projetos de design, e vivem atualmente na Itália. O projeto ainda está em fase inicial, mas caso haja apoiadores da ideia, o objetivo é que se torne realidade em breve.

capsula-mundi-blog-da-arquitetura

Após a cápsula ser enterrada, uma árvore ou planta é cultivada, alimentada pelos nutrientes da decomposição do corpo. A ideia é que as pessoas escolham a árvore que será plantada quando falecerem, sobre a cápsula orgânica, formando um bosque construído com base nas memórias dos entes queridos.

idealizadores-blog-da-arquitetura

O projeto foi apresentado em novembro de 2015 no TEDx em Turim, na Itália. O tema da morte é ainda considerado um tabu, além disso envolve diferentes crenças e pensamentos, o que representa um desafio ao projeto.

Para conhecer mais sobre a ideia, é possível acompanhar através do site do Capsula Mundi.

caixao-organico-blog-da-arquitetura

Imagens: Capsula Mundi

Referências: Capsula Mundi, Best of Web