Top

Saiba TUDO sobre a indicação do Rio de Janeiro para capital mundial da arquitetura

O Brasil vem enfrentando graves problemas sociais, como a alta taxa de violência nas áreas urbanas. Mesmo assim, muitas de suas cidades têm chamado à atenção do mundo de forma positiva. Um exemplo é o Rio de Janeiro, a eterna “cidade maravilhosa”, que acaba de receber dois títulos impressionantes. O primeiro foi o de paisagem cultural urbana, em razão da sua relação peculiar com a natureza. E agora, a de primeira capital mundial da arquitetura. Entenda melhor como tudo isso ocorreu!

capital mundial da arquitetura

Há alguns anos, a UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – têm refletido melhor sobre a questão da arquitetura e urbanismo mundial. Seus representantes decidiram que poderiam beneficiar algumas cidades presenteando-lhes com o título de World Capital Of Architecture. A ideia é fazê-las sedes das reuniões mundiais de arquitetos, que acontece a cada três anos. Pois, recentemente, junto da UIA – União Internacional dos Arquitetos -, ficou decidido que o Rio de Janeiro receberá o 27° Congresso, que ocorrerá em 2020.

capital mundial da arquitetura

+ A Candidatura UIA2020RIO

A prefeitura do Rio de Janeiro e o IAB – Instituto dos Arquitetos do Brasil – apostaram que a cidade seria uma boa candidata para receber o primeiro título de capital mundial da arquitetura. Valorizar seu passado histórico e cultural ajudaria as autoridades públicas e a sociedade a refletir melhor sobre tudo que está relacionado ao tema da arquitetura, paisagismo e urbanismo.  Também chamaria a atenção de todos sobre os desafios que envolvem a construção de cidades mais justas, inclusivas e sustentáveis. Para os projetistas, seria um modo mais eficaz de reafirmar, em território nacional, o valor de seu trabalho.

“Significa atrair as atenções para uma cidade que se abre para o mundo, com todas as suas características boas e ruins. Esse grande laboratório urbano vai ficar exposto para o mundo por mais tempo do que o evento em si.” – Roberto Simon, vice-presidente da UIA para as Américas.

capital mundial da arquitetura

+ A escolha Rio Capital Mundial da Arquitetura UIA/UNESCO

Representantes da UIA e da UNESCO estiveram reunidos no dia 18 de maio deste ano em Oaxaca, no México. Eles aprovaram, por unanimidade, o Rio de Janeiro como a capital mundial da arquitetura 2020. O anúncio foi feito pelo presidente da União dos Arquitetos, Thomas Voiner. Em seu discurso, ele destacou o empenho do seu antecessor, Esa Mohamed, para a valorização da ideia. Também citou o profissionalismo dos brasileiros na apresentação e na qualificação para a realização do calendário do evento. E a subsecretária de Urbanismo, Infraestrutura e Habitação, Verena Andreatta, ainda disse que o título deve trazer muitas coisas boas ao país, como novos investimentos.

+ A proposta apresentada em Oaxaca

Para convencer os representantes da UIA e da UNESCO de que o Rio era uma boa escolha para 2020, vários documentos foram apresentados. Isso incluiu uma carta do Ministério da Cultura. Primeiro, foi ressaltado que a cidade já havia recebido grandes eventos, como a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016. Depois, foram estabelecidas metas para melhoras de várias questões envolvendo a arquitetura e o urbanismo entre os anos de 2025 e 2030. Um exemplo é a preservação e recuperação de edificações históricas, um trabalho que deve ser realizado pelo Programa de Aceleração do Crescimento, do Governo Federal, e o Iphan – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

capital mundial da arquitetura

capital mundial da arquitetura

“A cidade do Rio de Janeiro abriga um patrimônio arquitetônico e urbanístico singular e é inegável a sua relevância na composição da identidade cultural do país.”

“Dispõe de obras notáveis, desenhadas por arquitetos brasileiros e estrangeiros, cujo conjunto remonta o período colonial (…)”,

“(…) bem como apresentando construções inovadoras e sustentáveis reconhecidas internacionalmente.” – Mariana Ribas, então secretária-executiva interina do Ministério da Cultura.

capital mundial da arquitetura

A escolha do Rio de Janeiro como capital mundial da arquitetura também tem a ver com o fato da cidade possuir uma série de importantes patrimônios materiais e imateriais. São exemplos:

– o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar, o Maracanã, o Palácio Gustavo Capanema, o Hospital da Lagoa, o Sambódromo, o Museu de Arte Moderna e o Parque do Flamengo; várias fazendas, fortalezas, casas, sobrados, igrejas – inclusive construções vernaculares, como nas favelas; obras de arte; achados da arqueologia histórica; matrizes do samba que deram origem ao Carnaval, entre outros.


Veja Também:

 ALGUM PALPITE? DESCUBRA COMO SURGIRAM AS FAVELAS NO RIO DE JANEIRO

GUIA CONTA A HISTÓRIA DO RIO DE JANEIRO A PARTIR DE SUA ARQUITETURA


 

+ Bônus

Depois do Rio de Janeiro, a próxima cidade que deverá receber o título de capital mundial da arquitetura é Copenhagen, capital da Dinamarca. Ela já foi avisada que será a sede da 28° Congresso Mundial de Arquitetura.

Imagens: Pixabay | FontesAEC WebMinistério da CulturaO Globo.


Leia Também:

ESPECIAL BDA | CARNAVAL: AS CURIOSIDADES QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A PRAÇA DA APOTEOSE, NO RJ

ESPECIAL BDA: A ARQUITETURA POR TRÁS DOS CARROS ALEGÓRICOS E DO CARNAVAL

DESCUBRA O QUE ESSAS ESCADARIAS AO REDOR DO MUNDO TEM EM COMUM