
Canyon mexicano terá restaurante nas alturas com vista panorâmica e chão transparente
Restaurante sobre as Barrancas del Cobre terá estrutura em consola como se flutuasse sobre o ar

Uma das principais tendências da arquitetura moderna mundial parece ser o desafio à gravidade. Afinal, muitos arquitetos tem divulgado projetos nas alturas que (quase) parecem impossíveis de serem executados. Mas, como você já viu aqui no Blog da Arquitetura, muitas dessas ideias saem do papel – e dos programas de computador – e se tornam realidade, como estas casas em penhascos.
O escritório mexicano Tall Arquitectos também entrou para a lista de autores de projetos incríveis. Só que, desta vez, não se trata de uma casa ou um hotel suspenso, mas um restaurante sobre as Barrancas del Cobre (ou Canyon de Cobre, em português), um sistema de canyons na zona noroeste no estado de Chihuahua, no México.

Com 80 quilômetros de extensão e 1.500 metros de profundidade, o local atrai turistas e adeptos de esportes radicais, que viajam horas e até dias para escalar seus imensos paredões. Para que os visitantes desfrutem da vista do canyon com muito conforto e luxo, o Tall Arquitectos apostou na estrutura em cantilever.
+ Mais do que estética
Também conhecido como estrutura em consola, o cantilever é sustentado apenas por uma de suas extremidades, sendo projetado para fora, como se flutuasse no ar. Mas, para desafiar as leis naturais, é preciso mais do que uma boa dose de ousadia: tecnologias avançadas e muito cálculo estrutural devem garantir a segurança do imóvel nas alturas.
É assim que o restaurante batizado de Biré Bitori será, oferecendo vista panorâmica da paisagem local muito além das janelas envidraçadas: o piso será revestido com placas de vidro – um lugar recomendado para quem tem fobia de altura.

A entrada do complexo disfarça o luxo do restaurante, com uma arquitetura minimalista e um discreto espelho d’água. Bastará descer as escadas para ter acesso a um espaço único no mundo. Para o design de interiores, o projeto indica uma paleta de materiais naturais.


Mais um motivo para colocar o México na lista de lugares incríveis de se conhecer, não é mesmo?
Fontes: Architizer, Novo Ambiente, Viajar pelo Mundo e Wikipedia.