
Cadeiras diferentes são tendência para a sala de jantar (mas cuidado para não errar na composição)
Para quem quer variar na escolha das cadeiras, preparamos algumas dicas para ter um mix harmônico de modelos e estilos diferentes entre siAtualmente, a sala de jantar é um dos cômodos que mais recebem a atenção na hora de decorar, por ser o ponto de encontro da família (e dos amigos), mas a escolha das cadeiras pode ser um dos exercícios mais divertidos e, ao mesmo tempo, difíceis.
Há quem prefira comprar o jogo completo, com a mesa e as cadeiras iguais, e quem prefira variar. No segundo caso, duas coisas precisam ser levadas em conta: o gosto do cliente (claro) e o quanto o mix de modelos vai dialogar entre si e com o restante do ambiente – uma linha fina entre o “estiloso” e o “cafona”.

O fato é que a mistura de estilos e modelos está em alta. Não há limitações para a criatividade ao compor esse ambiente e a ideia pode ser adotada captando diversas inspirações, o famoso “combinar descombinando”. Essa atitude confere um resultado divertido e irreverente, seja para a mesa da cozinha, copa ou sala de jantar.

+ Anote essas dicas antes de decorar
- A altura dos assentos das cadeiras precisa estar mais ou menos no mesmo nível. Isso ajuda a dar mais conforto ao sentar-se à mesa.
- Para cadeiras estilosas e coloridas, prefira mesas com design simples e cor neutra. Para cadeiras com tons neutros, mas diferentes entre si, invista em uma mesa mais rebuscada.
- Anote a mistura de estilos, mas escolha alguns para combinarem entre si. Por exemplo, as texturas e cores das cadeiras com revestimento da parede, com objetos de decoração ou com um quadro na parede.

+ Decorando com cadeiras diferentes
- Menos é mais. Não é preciso investir em cadeiras sofisticadas, modelos simples podem dar um resultado bem mais elegante.
- Aposte na simetria equilibrada, colocando duas cadeiras de cada modelo para uma clareza visual melhor.
- Entretanto, você pode também escolher todas as cadeiras diferentes, sem problema. Mas seguindo a dica da mesa mais clássica, para não deixar o ambiente com aspecto carregado ou pesado.
- O formato da mesa não importa. Seja ela redonda, quadrada ou retangular, o importante é que as cadeiras estejam na quantidade adequada, sem sobra de espaço e sem parecer apertado demais.
- Coloque cadeiras iguais nas cabeceiras. Faça a escolha por cores, tamanhos ou modelos (por exemplo, duas cadeiras com mesma cor, as duas com braços, as duas estofadas, etc…).

Ainda está tímido para inovar desta forma na sala de jantar? Escolha cadeiras não tão ousadas. Opte por modelos iguais, mas com cores diferentes ou modelos diferentes com cores iguais para não chamar tanta atenção.
+ Para inspirar! Conheça alguns ambientes com cadeiras diferentes:
