Ícone do site Blog da Arquitetura

Brasileiro vence prêmio internacional Architizer Awards 2017 com projeto de container

O Architizer Awards 2017, um dos principais e mais reconhecidos prêmios de arquitetura do mundo foi entregue a um brasileiro. O arquiteto Rodrigo Kirck, natural de Itajaí, Santa Catarina, levou a melhor ao vencer por voto popular na categoria Arquitetura Pré-fabricada.

Seu projeto ganhador, denominado “Container”, foi inspirado na vocação portuária e no estilo urbano no entorno do Porto de Itajaí. O arquiteto receberá o prêmio em Nova Iorque no próximo dia 11 de maio.

Único brasileiro na competição, Rodrigo é mais um arquiteto que traz orgulho para o país. Utilizando um conceito inovador, ele quis retribuir à cidade natal por toda a sua jornada de sucesso tanto acadêmica quanto profissional – ele também se formou em Itajaí.

Ele disputou o prêmio ao lado de um projeto da Dinamarca e três dos Estados Unidos. “Não foi fácil estar em uma final com votação mundial, concorrendo juntamente com o projeto de um dos nossos ídolos da arquitetura, consagrado internacionalmente. Isso acabou nos dando mais garra para conseguirmos conquistar um prêmio tão difícil e desejado”, comemora Rodrigo.

+ Sobre o projeto vencedor

O nome do projeto ilustra bem a estrutura da construção: são quatro contêineres de 40 pés que seriam destinados a aterros, mas em vez disso foram restaurados e transformados em uma verdadeira obra de arte.

Dividido em dois módulos, o prédio tem dois andares e área total de 135 metros quadrados. A construção segue um modelo conceitual sustentável que une arquitetura, criatividade, arte e natureza.

Há diversas instalações que visam economizar luz e causar menos impacto ao meio ambiente. O projeto conta com dois grandes telhados-jardins que cumprem várias funções: reduzir os danos da radiação solar, captar água das chuvas para reuso e ser um reservatório de águas pluviais. Além disso, o jardim é lindo e colorido.

Muito boa notícia, não é mesmo? Conte para a gente o que achou do projeto Conteiner!

Fonte: Prefeitura de Itajaí – SC

Sair da versão mobile