Top

Boa! Empresa cria postes que são recarregados pela movimentação de pedestres

Quer uma dica de projeto fascinante? Aqui vai: recentemente, descobrimos que uma startup nova-iorquina chamada EnGoPLANET desenvolveu um sistema com postes capaz de gerar eletricidade por meio de movimento. Basta os transeuntes caminharem sobre as placas de movimentação que a energia necessária para iluminar o caminho será gerada.

O projeto é ideal para as cidades do futuro, que prezam pela sustentabilidade e o bom uso de tecnologias.

Além do movimento dos pedestres, placas solares serviriam de apoio para a iluminação dos espaços urbanos. Com isso, seria possível substituir a rede elétrica por meios de produção de energia renovável. O sistema requer apenas bateria e luz LED.

Via em Las Vegas iluminada pelo sistema lançado pela startup

Como funciona?

Os postes inteligentes são equipados com baterias individuais. Elas, por sua vez, são recarregadas pela energia captada por um painel fotovoltaico. Na ausência de luz solar, os passos dos pedestres ajudam a recarregar as baterias: dependendo da pressão do passo, é possível captar de 4 a 8 volts a cada pisada.

Com o sistema, a startup afirma ser possível ter eletricidade por 24 horas, já que a energia fica armazenada nas baterias. Outra vantagem é que os postes não são usados “apenas” para iluminar as vias: a eletricidade gerada pode ser usada para o funcionamento de câmeras de segurança e pontos WiFi.

A EnGoPLANET vai além e oferece mais serviços. Há sensores que monitoraram a qualidade do ar e coletam dados específicos, por exemplo o número de pessoas que passam pelo local. Mas se você acha que um projeto como esse é muito utópico, saiba que já é testado em algumas cidades norte-americanas, como Filadélfia e Las Vegas.

A cada passo, o sistema consegue captar entre 4 e 8 volts

Uma grande ideia

A startup garante que o sistema é autônomo e não exige infraestrutura de rede elétrica, dependendo somente de fonte de energias renováveis. Aliás, ele foi criado na época que o furacão Sandy passou por Nova York e deixou metade de Manhattan sem luz por quase sete dias.

“O fato de que uma das cidades mais importantes do mundo não tivesse uma alternativa adequada para fornecer energia para as necessidades básicas da sua população era desconcertante”, dizem os porta-vozes da empresa. Por isso, eles resolveram buscar uma solução vantajosa para todos.

Outro detalhe é que o design de cada poste de iluminação é customizado de acordo com as necessidades do projeto. Ele não é instalado apenas em ruas e calçadas: também funciona em campus universitários, estacionamentos e demais espaços públicos.

O design dos postes pode ser personalizado de acordo com as necessidades

Fotos: EnGoPLANET. Fonte: EnGoPLANET e BlogThinkBig Brasil.