Top

Blogueira construiu sua própria casa (e disponibilizou o projeto para quem quiser fazer igual)

Não faltam exemplos de casas bem inovadoras, que podem ser desmontadas, mudadas de lugar e são bem práticas. Mas algo ainda mais original são as casas construídas pelos próprios moradores. Pensando nisso, a blogueira Ana White divulgou na internet a sua história e o projeto de sua casa, localizada no Alasca, EUA.

casa-interna-Ana-White-blog-da-arquitetura

Tudo começou a partir da necessidade de construir uma casa, junto com seu marido Jacob White, e no tamanho ideal, uma vez que a família estava aumentando, com a chegada do segundo filho do casal. No início, Ana ajudava no planejamento e no projeto, mas não imaginava que seria capaz de ajudar a construir.

A partir de então, Ana percebeu que não era preciso força física ou muitos recursos financeiros para construir uma casa. Depois disso vieram os móveis feitos no melhor estilo “Do It Yourself” (Faça Você Mesmo, da sigla DIY), como a cama e outros objetos. Nos anos seguintes, Ana continuou com seus projetos e, a partir de 2009, começou a compartilhá-los na internet, inclusive com a utilização de programas como Google SketchUp.

A mini casa no Alasca

Já com alguma prática na bagagem, Ana teve a ideia de construir uma pequena casa sobre um trailer, no interior do Alasca, e com dimensões que chegam a impressionar, pois são 7,3 metros de comprimento por 2,5 de largura.

ana-white-diy-tiny-house-farmhouse-style-blog-da-arquitetura

A praticidade da casa é um dos diferenciais e principais objetivos do projeto, desde a construção até os móveis, que podem ser mudados facilmente de lugar. Uma casa versátil, e ideal para até seis pessoas. O projeto original não possui água encanada ou banheiro, mas como essa não é a casa principal de Ana e sua família, não é algo que atrapalhe.

móveis-blog-da-arquitetura

Em seu blog, Ana disponibilizou o projeto desta pequena casa e, ainda melhor, gratuitamente, para quem quiser replicar. Um novo projeto com banheiro, inclusive, foi criado, ainda mantendo a versatilidade da casa, com pequenas janelas instaladas levando em consideração as melhores possibilidades de inserir os móveis e outros objetos no interior da construção, como a melhor cama que possibilite mais espaço ao ambiente, entre outras ideias.

Tiny-house-blog-da-arquitetura

O principal objetivo com a criação é possibilitar o transporte da casa, pois em uma vida cada vez mais dinâmica e, muitas vezes, com a necessidade de mudanças de cidade, uma construção versátil e prática é de extrema importância.

interna-blog-da-arquitetura

No vídeo a seguir é possível conhecer mais sobre o projeto, com os passos da construção, e saber mais sobre a história do casal e a determinação de Ana (em inglês):

Gostou da ideia? Teria coragem de colocar a mão na massa e literalmente construir a sua própria casa?


Imagens: Ana White/Reprodução. Referências: Hypeness, Ana White.