
Belo exemplo! Madri transforma rodovia em parque linear para dar mais qualidade de vida aos habitantes
Uma cidade mais verde, quem não quer? Conceitos que trazem mais vida, como árvores e natureza para áreas urbanas são inspiradores e melhoram o bem-estar de todos, afinal, a poluição e o cinza das indústrias e carros trazem muitos prejuízos em longo prazo. A capital da Espanha, Madri, pensou nisso e criou um lindo parque linear em uma marginal.
Madri é uma das maiores cidades da Europa, e há tempos tem buscado soluções para melhorar a vida dos habitantes. Pela foto, perceba a transformação do espaço que deu lugar ao parque Madri Río!

Como o Madrid Río foi idealizado?
Com o objetivo de resgatar a biodiversidade, uma avenida inteira foi destruída para dar lugar a um espaço de lazer e convivência, na beira do rio Mazanares. Batizado de Madri Río, o projeto foi assinado pelos arquitetos Gines Garrido e Adriaan Geuze, visando proporcionar mais qualidade de vida à população e dar fim a uma estrada e um estacionamento subterrâneo que funcionavam no local.
São 42 quilômetros com muitas opções de lazer, passando por diversos bairros (é como se a Marginal Pinheiros, em São Paulo, fosse um enorme parque de ligação da zona sul à zona oeste da capital). Além das árvores – cerca de 33 mil atualmente – há ciclovia, pista de caminhada, áreas infantis, quadras para jogos, pistas de skate, estações de metrô e até eventos temáticos; além de um forte esquema de segurança.





Idealizado pela prefeitura de Madri em 2007, o parque linear espanhol demorou quatro anos para ser construído. Hoje em dia, serve de inspiração para várias cidades do mundo – quem sabe uma brasileira não copia a ideia, não é? Assista ao vídeo e conheça o Madri Río com detalhes!
Referência: Ciclo Vivo