Top

Beiral e platibanda: qual a diferença?

beiral-blog-da-arquitetura

Para compreendermos melhor a diferença entre beiral e platibanda, é preciso conhecer um pouco sobre o que é e os tipos de cobertura ou telhado em um projeto arquitetônico para a construção de uma casa. Ao escolher o tipo de cobertura que será utilizado na construção da casa, devemos levar em consideração algumas questões como a estética do projeto arquitetônico, custo de manutenção e a proteção que a cobertura oferece contra os elementos da natureza (sol, chuva e vento). A escolha do tipo de cobertura influencia diretamente no custo da obra devido aos tipos de materiais utilizados ( telhas, madeira, metal entre outros) para a construção de ambos os tipos.

Tradicionalmente no Brasil, as casas são construídas com o telhado exposto e com beiral em um estilo colonial, mas muitos arquitetos preferem utilizar linhas retas e coberturas planas e escondidas, é possível encontrar um grande número de casas em que o telhado fica escondido por platibanda, dando uma aparência mais “clean” e moderno. A escolha do tipo de cobertura que o projeto arquitetônico terá é mais uma questão estética já que a grande diferença entre ambas será o custo de manutenção. Tanto o telhado com beiral quanto o com platibanda podem ser utilizadas na construção da casa dando maior estilo e personalidade ao projeto arquitetônico Vou explicar melhor a diferença entre os dois tipos de cobertura e também sobre a diferença entre beiral e platibanda.

exemplo de casa com beiral
Casa com beiral

O telhado exposto com beiral protege melhor a casa da chuva e do sol já que evita o contato direto das paredes externas e janelas com a água e possui um baixo custo de manutenção, porém exige uma estrutura mais forte e os materiais utilizados em sua construção precisam ser mais resistentes ( telhas, madeira e metal mais caros) aumentando o custo da obra, as telhas devem estar bem presas e a sua inclinação correta para não permitir a entrada de água no ambiente e aguentar melhor as chuvas e os ventos que podem arrancá-las durante temporais.

O beiral é um dos tipos de acabamento lateral utilizado nos telhados expostos em que parte dele se prolonga além da linha das paredes externas, protege as paredes e janelas do contato com a água da chuva através do escoamento da água por conta da sua inclinação e é importante para completar o projeto estético da construção da casa.

Platibanda é uma continuação da parede externa, com cerca de 80 cm que esconde o telhado dando uma forma de linhas retas para o projeto arquitetônico, apesar de não ser externo pode-se utilizar telhas, ou apenas a laje impermeabilizada e o escoamento da água ocorre pelo uso de calhas e coletores que são indispensáveis para que não ocorra infiltrações nas paredes.

O custo da obra fica mais baixo pois os materiais usados para a construção são mais baratos ( telhas de fibrocimento, laje, gesso) e para construir a platibanda será apenas necessário aumentar a parede externa o que não aumenta em muito o custo da obra. O sistema de escoamento de água deve ser muito bem planejado já que podem permitir a entrada da água pela parede em caso de entupimento ou mal dimensionamento, durante uma chuva forte. As paredes externas da casa precisarão ser repintadas com mais frequência já que ficarão expostas à chuva e o sol constante deixará o ambiente mais quente.

Exemplo de casa com platibanda
Exemplo de casa com platibanda

Na hora de decidir sobre qual das coberturas escolher converse com o arquiteto responsável pelo projeto, ele pode te dar dicas sobre qual a melhor opção de cobertura, quais os materiais e os custos de manutenção, até mesmo qual é a melhor cobertura para o tipo de clima da região em que a casa será construída, se é um local com muita chuva, ou um local que faz muito frio, é muito importante ouvir todas as dicas do seu arquiteto e assim construir a casa do jeito que você sempre quis.