Top

BDA Viaja: 6 coisas que você precisa saber sobre São Bento da Sapucaí

Nas últimas semanas, o Blog da Arquitetura teve a chance de conhecer São Bento da Sapucaí, em São Paulo, a bordo no Novo Ford Edge. Com pouco mais de 10 mil habitantes, nós contamos para você 6 coisas que você precisa saber sobre a região. Vamos lá!

 

Começar o dia assim não tem preço, gratidão! ??

Uma publicação compartilhada por Eduardo Mikail (@eduardomikail) em

1. A cidade é uma estância climática

A cidade não é “só” uma cidade, mas uma estância climática. Sabe o que isso significa? Que alguns municípios que apresentam determinadas características turísticas – como condições de lazer, recreação, recursos naturais e culturais específicos – recebem esse título do governo do estado e também maior aporte financeiro para incentivar o turismo. Vale saber: o estado de SP possui 70 municípios com esse título, sendo 12 deles de estâncias climáticas.

Que Deus nos ilumine e nos proteja… ?

Uma publicação compartilhada por Eduardo Mikail (@eduardomikail) em

2. A região é ideal para quem curte escaladas e esportes radicais

São Bento do Sapucaí abriga um dos pontos mais altos do estado de São Paulo, o complexo do Baú, com cerca de 400m de altura e 1.950 metros acima do nível do mar. Isso faz da região uma das mais tradicionais rotas de escalada do estado, com diferentes vias de acesso e graus de dificuldade.

O Complexo do Baú é formado por três montanhas de pedra: Bauzinho, Pedra do Baú e Ana Chata. O local é visitado por muitos turistas durante todo o ano e, ao longo do caminho, é possível desfrutar de algumas cachoeiras. Ou seja, destino ideal para quem curte escaladas, trilhas, arvorismo e outras atividades em meio a natureza.

Medo é só uma questão de opinião. Olhe para baixo e aprecie a vista. ? #GoPro

Uma publicação compartilhada por Eduardo Mikail (@eduardomikail) em

3. É possível encontrar diferentes tipos de hospedagem

Tem opções de hospedagem para todos os bolsos e gostos! Das mais rebuscadas, como a Pousada do Quilombo, passando por campings, até algumas mais românticas e com visual de tirar o fôlego, como essa cabana (que foi onde ficamos, alugada pelo Airbnb).

Climbing

Uma publicação compartilhada por Eduardo Mikail (@eduardomikail) em

4. Mantém sua cultura e arquitetura preservadas 

Entre os pontos arquitetônicos que chamam a atenção, está a Igreja Matriz, que foi inaugurada em 1916. Sua obra durou mais de 50 anos e foi executada por escravos. Inclusive, a cidade é tão tranquila e agradável que muitos aposentados optam por se mudar para lá para viver com mais qualidade de vida. O Luis Rosa é uma dessas pessoas e construiu uma casa linda na região!

5. É indicado para quem curte estar em contato com a natureza

Além da vista incrível, o nascer do sol é um fenômeno natural à parte e a névoa sobre o vale proporciona um visual único e espetacular. Mesmo estando “de folga”, não deixe de acordar cedo para prestigiar!

O respeito à natureza aparece também no artesanato local, que faz uso de madeira, barro, fibra de bananeira, palha de milho e outros insumos do tipo.

buongiorno. ??

Uma publicação compartilhada por Eduardo Mikail (@eduardomikail) em

6. Tem diferentes opções de gastronomia 

Como toda boa cidade do interior, as sorveterias são fartas, boas e baratas. Mas, se a vontade for de comer pizza, recomendamos a Pizzaria JK. E, para apreciar uma boa comida mineira, as sugestões são o restaurante Grão do Galo, Taipa e restaurante do Trincheira.


Veja também: BDA Viaja | Clube dos 500: conheça o hotel com projeto de Niemeyer, paisagismo de Burle Marx e painel de Di Cavalcanti


+ Como chegar

As estradas Ayrton Senna/Carvalho Pinto, para quem sai de São Paulo, tem ótimas condições e serviços, incluindo um Graal Market.

 

E o final de semana foi nas montanhas de São Bento do Sapucaí, com direito a essa vista incrível da Pedra do Baú.

Uma publicação compartilhada por Eduardo Mikail (@eduardomikail) em

+ Sobre o Novo Ford Edge

O Blog da Arquitetura esteve na região durante um final de semana e agradece a Ford por ceder o Novo Ford Edge para a viagem. O carro é muito confortável, tanto para o motorista quanto para os passageiros, e é uma verdadeira máquina, ideal para quem gosta de pegar a estrada, já que não cansa como os carros mais baixos, e tem um porte requintado, repleto de tecnologias.