Top

Até que ponto o sucesso de uma empresa depende de técnicas de design?

As diferentes formas de planejar o design e todas as vantagens competitivas que podem trazer às empresas

Inovação leva ao sucesso? A resposta é sim, e não apenas aos profissionais, mas também às empresas. O trabalho de um designer é imprescindível para a imagem das empresas e pode representar muitas melhorias, entre elas vantagens competitivas no mercado, diferenciação e até mesmo redução de custos. O design tem se tornado um elemento estratégico das empresas e não apenas um elemento decorativo, portanto podem estar relacionados a diferentes fases da produção.

design-desempenho-blog-da-arquitetura
Imagem: Arte Incorporadora

Por exemplo, o design voltado à sustentabilidade tem crescido nas empresas, principalmente o conceito de Ecodesign, em que os produtos e serviços são criados com base em uma preocupação por redução de custos e, ao mesmo tempo, voltados a uma maior qualidade de vida e aproveitamento dos elementos pelos clientes, de forma ambientalmente responsável.

Mas, afinal, quais são as áreas de destaque para o Design em uma empresa? Engana-se quem pensa que o design nas empresas apenas está representado pelas características visuais da marca. O Design de Comunicação é apenas um deles. O Design de Produtos também é importante em uma empresa, considerando o perfil de seu público alvo.

O Design de Ambiente, por sua vez, é voltado ao planejamento de ambientes de forma funcional e confortável. E por fim, o Design de Serviços compõe a infraestrutura da empresa, organizando o quadro funcional, os componentes necessários para a prestação de serviços e interação entre empresa e consumidores.

design-thinking-blog-da-arquitetura
Imagem: Design Transitions

Resumindo, o design de serviços tem relação direta na percepção que os clientes têm da empresa e que os fazem escolher, entre tantas concorrentes, que aquela é a melhor empresa. De acordo com o UK Design Council, o objetivo é que as empresas trabalhem o design focado no empenho e em soluções de utilidade, eficientes e que atraiam os clientes.

É esta forma de design, voltada aos serviços oferecidos e que cada vez cresce mais nas empresas, que é importante conhecer. Pesquisas e buscar alternativas competitivas torna os interessados no assunto em verdadeiros “design thinkers”, modo como são conhecidos os profissionais que desenvolvem projetos e trabalhos pensando nas diferentes formas de design em uma empresa. E se restaram dúvidas, o vídeo a seguir pode ajudar, confira (em inglês):

Referências: Sebrae, Blog de Arquitetura de Informação