
As formas esculturais do design com arame
Da gambiarra doméstica a obras expostas em galerias de arte, o arame é um material tão multifuncional que pode ser usado em quase tudo. No design, ele dá origem a peças vazadas e funcionais, que oferecem um toque de leveza ao ambiente. Por ser um material barato, você pode criar peças mais simples na sua própria casa.
Confira alguns objetos que utilizam arame como matéria-prima – alguns deles têm até design assinado.
Este mural de fotos e porta-recados é totalmente artesanal. Neste, o modelo escolhido foi de coruja, que permite aproveitar melhor as funções do objeto decorativo.
Até mesmo na cozinha você pode dar uma nova função ao arame, esculpindo fruteiras com o material.
Se o seu hobby também for costurar, olha que ideia ótima para deixar o seu cantinho de trabalho sempre bem organizado.
E que tal decorar a adega com um painel desses? O modelo da foto tem espaço para taças e utiliza garrafas de vinho já abertas para dar um toque especial com as “bebidas da casa”.
Um painel minimalista que pode ser usado em qualquer espaço da casa e até no escritório. Nesta foto, ele se tornou uma prática peça para manter os acessórios de jardinagem em ordem.
A luminária pendente, criada pelo artista plástico argentino Roberto Romero, combina em cheio com décor descontraído e descolado.
O arame é também uma das matérias-primas do designer alemão Sebastian Herkner, que já apresentou seus trabalhos no Salão do Móvel de Milão.
Assinada pelo designer norte-americano Jason Phillips, a mesa de jantar Quantum parece uma obra de arte. Apesar do aspecto delicado, sua base é feita de arame de aço resistente.
Feita com arame eletroluminescente, que acende quando ligado, a Disco Chair é uma cadeira que brilha, criando um inusitado jogo de cores. A divertida ideia é do estúdio londrino Kiwi & Pom.