Top

Árvores se integram à arquitetura

árvores5_Blog-da-arquitetura

Integrar a natureza à arquitetura de um projeto é mais do que uma solução sustentável: é criativa. Afinal, ao invés de derrubar árvores, por que não preservá-las e erguer a construção à sua volta?

O Blog da Arquitetura selecionou alguns exemplos que prezam por uma arquitetura original ao integrar árvores à edificação.

Neste projeto do designer Maarten van Severen, na Bélgica, o tronco do antigo carvalho foi protegido por um cilindro de vidro, enquanto a copa respira livremente do lado de fora. A medida possibilita que a planta seja banhada pela chuva, ao mesmo tempo em que protege o interior da casa.

árvores3_Blog-da-arquitetura

Localizada no Rio de Janeiro, esta residência assinada pelo arquiteto Alessandro Sartore foi projetada ao redor de uma grande árvore, que permaneceu o centro do lote.  A imensa mangueira está entre a sala de TV e o living, podendo ser contemplada também da sala de jantar e da cozinha.  A solução criativa leva mais frescor à residência, especialmente nos dias quentes.

árvores4_Blog-da-arquitetura

Para a construção desta residência de campo em estilo rústico contemporâneo, na Guatemala, os arquitetos da PAZ Arquitectura preservaram várias árvores do entorno e estabeleceram um diálogo entre as espécies e o projeto. Batizada de Casa Corallo, em apenas um clique é possível visualizar três árvores, perfeitamente integradas aos espaços.

árvores2_Blog-da-arquitetura

O Eco Commercial Building da Bayer, primeiro do gênero no Brasil, é um edifício multiuso instalado em uma área verde. Com projeto assinado por LoebCapote Arquitetura e Urbanismo e paisagismo de André Paoliello, as árvores foram preservadas e integradas à edificação. Dentro do espaço há também um espelho d’água com espécies aquáticas e frutíferas.

árvores1_Blog-da-arquitetura