A criatividade do ser humano supera as expectativas. O artista norte-americano Jim Bachor, por exemplo, decidiu tapar os buracos das ruas de Chicago, nos Estados Unidos, e de Jyväskylä, na Finlândia, com mosaicos que recriam guloseimas.
Batizada de “Treats in the Streets” (“Guloseimas nas Ruas”), a série chama a atenção de motoristas e pedestres, graças à beleza dos desenhos coloridos e ao tema, que deve despertar o apetite de muita gente. Além do mais, ele presta um verdadeiro serviço público à população, tapando os buracos e, consequentemente, evitando prejuízos e acidentes.
Por isso, não é à toa que a série de mosaicos “Treats in the Streets” apareceu nas listas de melhores criações de arte em espaços públicos de Chicago no ano de 2015, sendo citada pela Time Out e pelo Chicagoist. Ao criar exposições de arte a céu aberto e de acesso público, Bachor torna suas obras acessíveis para qualquer pessoa que estiver passando pelas ruas.
O talento de Bachor na criação de mosaicos originais não é recente: desde o início dos anos 2000, ele exibe a habilidade com desenhos de temas modernos e que expressam o cotidiano dos norte-americanos, especialmente os habitantes de Chicago. Mas, porque o artista escolheu justamente buracos na rua para mostrar suas obras? Mosaicos duram muitos anos e, ao mesmo tempo em que o autor pode mostrar sua arte, ele faz o papel de cidadão e ajuda a resolver alguns problemas da cidade.
Esperamos que os buracos demorem muitos anos para ressurgir e que as guloseimas continuem presentes nos locais onde foram aplicadas.
Fontes: DesignMilk e Bachor.