
Artista canadense esculpe paisagens brasileiras em livros

Alguns artistas esculpem em pedras, outros em madeira e alguns até em superfícies metálicas. O canadense Guy Laramée optou por criar esculturas espetaculares de paisagens brasileiras em livros antigos. O trabalho foi realizado após ter teito duas viagens inspiradoras à Serra do Corvo Branco, em Santa Catarina.
Intitulada “Onde Eles Moram”, a série composta por nove obras tem arte autoral logo na capa dos livros: cada exemplar, adquirido em sebos de Florianópolis, traz uma ilustração pintada à mão, feita pelo próprio Laramée, de um determinado animal. Nas páginas, ele esculpe a topografia do local onde a espécie habita, com impressionante fidelidade – é difícil imaginar que o trabalho é todo feito em papel.
O artista, que demorou nove meses para criar as obras, fotografou os cânions da Serra do Corvo Branco, em plena Mata Atlântica, e se impressionou com a beleza do lugar. Porém o que mais chamou sua atenção foi a abundância de espécimes de urubu-rei – ave que, aliás, batiza o nome da região retratada.
Esta não foi a primeira vez que o artista escolheu livros antigos para criar esculturas em páginas envelhecidas pelo tempo. Ele já havia idealizado outras coleções inspiradas em paisagens deslumbrantes, tornando esse meio de expressão a sua especialidade.
Confira a seguir outros exemplares da série “Onde Eles Moram”, por Guy Laramée.

Detalhe das páginas esculpidas da obra “História da América Portuguesa”, de Guy Laramée
Parte externa da obra “Serra do Corvo Branco”, de Guy Laramée

Detalhe das páginas esculpidas da obra “História da América Portuguesa”, de Guy Laramée

Páginas esculpidas da obra “Estudos Literários”, de Guy Laramée

(Fotos: Alain Lefort / JH Baum Gallery)