Top

Artista australiano se inspira em cenários urbanos para criar miniaturas incríveis

Joshua Smith aprecia uma de suas miniaturas (Foto: Andrew Beveridge/ ASBCreative.com)

Já mostramos aqui no Blog da Arquitetura, as obras do artista norte-americano Joe Fig, que cria esculturas hiper realistas em miniatura, retratando artistas famosos como Vincent van Gogh, Jackson Pollock, Roy Lichtenstein e Andy Warhol.

Outro profissional talentoso, que cria miniaturas com uma fidelidade incrível, é o australiano Joshua Smith. A especialidade dele são edifícios e cenários urbanos inspirados em cidades como Hong Kong, Sydney e Los Angeles. Repletas de detalhes, suas obras reproduzem até mesmo pichações, grafittis e lambe-lambes.

Para criar suas esculturas, Smith se baseia em fotos de referência de cada cenário, inclusive por meio do Google Maps. Os principais materiais que aplica são tinta, giz, papelão, plástico e MDF. Com mais de 17 anos de carreira, há apenas 2 anos ele se dedica às miniaturas e explora esse nicho.

Nenhum detalhe escapa aos olhos atentos do artista australiano (Foto: Idea Fixa)

Ambientes urbanos

Autodidata, o artista recria miniaturas em escala 1:20. Seus temas favoritos, como é possível perceber só de olhar para as obras, são os aspectos muitas vezes esquecidos das grandes cidades, mostrando, inclusive, a sujeira, o ferrugem e bitucas de cigarro.

“Eu crio edifícios que, geralmente, estão em estado de deterioração ou negligência, porque acho visualmente interessante. Muitas vezes, os edifícios que escolho recriar estão ameaçados de demolição para abrir espaço para a revitalização”, conta. Ele já participou de exposições em Nova York, Berlim, Londres e Paris, além de Kobe e Osaka, no Japão, e por toda a Austrália.

Para uma escultura como essa, o artista utiliza tinta, giz, papelão, plástico e MDF (Foto: Idea Fixa)

Um edifício em Hong Kong

Uma de suas escultura mais famosas é a 23 Temple Street, que reproduz um edifício em Kowloon, Hong Kong. A miniatura hiper realista demorou três meses para ficar pronta. Ele nunca viu a construção real de perto e a descobriu enquanto navegava pelo Google Maps.

Para complementar o trabalho, Smith fez muitas pesquisas e contou com a colaboração de seguidores no Instagram que moram em Hong Kong. Eles lhe mandaram jornais, fotografias de publicidade e cartazes de rua. Compare o edifício e sua reprodução e surpreenda-se com a riqueza de detalhes:

O edifício 23 Temple Street, em Hong Kong… (Foto: Reprodução)

 

… e a miniatura hiper realista: uma das obras de Joshua Smith que mais chama atenção (Foto: Andrew Beveridge/ ASBCreative.com)

Fonte: Idea FixaJoshua Smith, South China Morning Post e Talenthouse.