
Arte acessível a todos: as pinturas clássicas em 3D
O projeto é denominado “Unseen Art” (Arte Invisível) e foi criado pelo designer norueguês Marc Dillon em uma plataforma de crowdfunding. O objetivo é promover a inclusão e oferecer novas possibilidades aos deficientes visuais na apreciação de obras de arte clássicas, através da impressão em 3D de suas réplicas.
As réplicas das obras de arte podem ser produzidas em qualquer localidade, basta haver o acesso às impressoras 3D, utilizadas para este processos e que não tem custos elevados. O projeto é descrito na página do site Indiegogo, como uma nova forma de experiência com a arte.
Apesar de o objetivo principal ser o de proporcionar a oportunidade de pessoas com deficiência visual conhecerem obras de arte renomadas e sobre as quais já ouviram falar, como a Mona Lisa, de Leonardo da Vinci, o projeto é voltado para o público em geral. Através do toque, há uma percepção mais aprofundada do significado e das características das pinturas clássicas em 3D. Portanto, é uma primeira oportunidade para muitas pessoas, mas também uma nova possibilidade de atribuição de significado para a arte.
Também está prevista a construção de uma plataforma onde as pessoas podem interagir, contribuir e até fazer o download de obras de arte, tudo de forma gratuita. Até o dia 17 de dezembro o projeto está em andamento, e para colocá-lo em prática será necessário arrecadar 30 mil dólares. No vídeo a seguir é possível conhecer o processo de impressão das réplicas e ver mais detalhes sobre o “Unseen Art”:
[youtube https://youtu.be/GOF4Ipvjp8A]
Imagens: Unseen Art/Indiegogo
Referências: Indiegogo, Unseen Art, Band