Ícone do site Blog da Arquitetura

Copacabana Palace dá as boas-vindas ao #Rio2016 com intervenção artística incrível

Em uma das áreas turísticas mais importantes do Rio de Janeiro está o histórico, exuberante e luxuoso marco visual da cidade: o Belmond Copacabana Palace.  Para dar as boas-vindas aos hóspedes, turistas e atletas durante as competições das Olimpíadas 2016, o hotel buscou envolver a todos com uma bela intervenção artística.

Sob uma incrível projeção de luz, quase teatral, está a fachada de sete andares. Diante dela, foi erguida uma torre com quatorze metros de altura e instalados os equipamentos eletrônicos responsáveis pelo espetáculo. A partir do calçadão, o público tem a visão privilegiada da apresentação, que dura somente dez minutos ao dia e será exibida sempre às 19h.

Embora a arte fique exposta por pouco tempo, não há quem não se encante. As ilustrações foram inspiradas nas gravuras do século dezoito, como as vitorianas, que retratavam, em paisagens, a flora e a fauna de lugares distantes descobertos pelo homem. E é desta forma, muito fantasiosa, colorida e lúdica, que as criaturas mais belas ganham vida através do trabalho da islandesa Kristjana S. Williams.

Para frente principal do Copacabana Palace, Kristjana idealizou uma apresentação de imagens com borboletas carregando, em suas asas, bandeiras que representam os diversos países participantes dos Jogos Olímpicos do Rio 2016. Ao som de músicas clássicas, elas pairam sobre a fachada com a promessa de ser um símbolo de esperança – esta é, inclusive, a principal mensagem que a empresa deseja transmitir.

(Divulgação)

Além da projeção, a artista ainda criou outras peças para as áreas internas e externas do hotel. Foram instalados oito painéis, ao fundo, na Avenida Nossa Senhora de Copacabana, com desenhos homenageando seis cidades olímpicas, como Tóquio, que será a sede das competições de 2020. Já para o lobby, onde ficam a recepção e a área do concierge, Williams criou dois grandes mapas e acrescentou as mensagens “Belmond Map of the World” e “Rio Welcomes the World”.

(Divulgação)

Em todo o seu trabalho pode-se perceber o uso da colagem como forma de expressão artística. Os elementos emendados, uma característica de todas as suas obras, criam produtos finais fantásticos. Não é à toa que Kristjana S. Williams tem se destacado no campo das artes contemporâneas.

Fontes: Kristjanas Williams, Hotel Copacabana Palace, Revista Época, Jornal O Globo.

 

Sair da versão mobile