Top
passeio incrível pela arquitetura inca

Um passeio incrível pela arquitetura inca

No alto de uma montanha, Machu Picchu encanta por sua beleza mística, sua harmonia com a natureza e sua misteriosa construção, que faz parte da história dos incas. Todos os anos, várias pessoas percorrem as trilhas que exploram o local, o que proporciona um passeio incrível pela arquitetura inca. Para quem sabe apreciar a paisagem e sentir a emoção de conhecer os detalhes que caracterizam essa cultura, é uma aventura imperdível.

 incrível pela arquitetura inca
Imagem: mochileiros.com

Arquitetura Inca | História

Os incas foram uma civilização fixada na região dos Andes, cujo início data de cerca do século XIII. Acredita-se que, inicialmente, eles se estabeleceram na região de Cusco, posteriormente expandindo-se para outras áreas.

Dentre a cultura, os incas tinham como entidades divinas o Sol e a Lua. Eles acreditavam que tais entidades abençoavam os conflitos com os povos rivais e as colheitas. Assim, muitas construções são templos para voltados para as divindades. Na agricultura, os incas desenvolveram o plantio em degraus para aproveitar o relevo no qual estabeleciam as plantações.

incrível pela arquitetura inca
Imagem: lonelyplanet.com

Quando o assunto é a civilização inca, um dos pontos sempre lembrado é a famosa e intrigante cidade de Machu Picchu, descoberta em 1911 por um arqueólogo norte-americano. A cidade, que ficou por tantos anos desconhecida, tem sua construção estimada em 1450 e seu nome significa “velha montanha”.

Os incas foram destruídos pelos espanhóis no século XVI, ficando Machu Picchu abandonada. Acredita-se que nenhum colonizador espanhol conheceu o local, por isso ela não foi destruída.

Arquitetura Inca | Os mistérios 

Há vários fatores que deixam os pesquisadores e os visitantes intrigados sobre Machu Picchu. O primeiro deles é que não se sabe como os incas carregaram tantas pedras para a construção.

Em um local improvável e sem ferramentas adequadas ou tecnologias disponíveis, os incas foram capazes de construir, com maestria, um local que se mantém firme até hoje. As pedras da construção, perfeitamente talhadas, são empilhadas sem qualquer tipo de argamassa ou ferros. Ainda, não havia linguagem escrita. Para os cálculos, utilizava-se o quipo, um sistema baseado em cordões com nós.

incrível pela arquitetura inca
Imagem: pinterest.co

A montanha sobre a qual está situada a cidade é feita de granito e, para extraí-lo do terreno, estima-se que os incas usavam técnicas curiosas. Uma delas é preencher as fissuras da rocha com água para que, durante a noite, quando a água congelasse devido à queda de temperatura, a expansão do volume que ocorre na solidificação da água ampliasse as rachaduras, facilitando a extração.

Outro mistério é a função de Machu Picchu. Muitos acreditam que era um local para realização de cultos religiosos, enquanto outros defendem que era destinado ao ensino de astronomia e de técnicas agrícolas.

Arquitetura inca

Além do mistério já citado da construção feita apenas de pedras empilhadas, que são uma característica marcante da arquitetura dos incas, há outros elementos que contribuem para deixar qualquer um impressionado. Um exemplo é a fortaleza de Sacsayhuamán, localizada em Cusco.

incrível pela arquitetura inca
Fortaleza de Sacsayhuamán. Imagem: imensidao-oculta.blogspot.com

Em Machu Picchu, algumas janelas das construções são perfeitamente alinhadas e possuem o mesmo tamanho, a maioria em formato trapezoidal. Além das janelas, as passagens e vários outros detalhes são tão bem feitos que podem deixar qualquer perfeccionista satisfeito.

incrível pela arquitetura inca
Imagem: commons.wikimedia.org

Outro fator impressionante dessa arquitetura é o planejamento. Em Machu Picchu, há paredões que apoiam as encostas e a cidade é dividida em dois setores: urbano e agrícola. Para a área agrícola, foram necessárias técnicas de terraceamento para propiciar o plantio.

Na área urbana, dentre os templos, santuários, casas e praças, é possível perceber elementos que estão em sintonia com a natureza e com o ambiente. As ruas principais são atravessadas pelas ruas menores, que levam até uma praça aberta.

passeio incrível pela arquitetura inca
Imagem: commons.wikimedia.org

Nas construções, as pedras que ficam nos topos e nos cantos são arredondadas. Esse fato intriga e, ao mesmo tempo, dá um toque especial ao local. Algumas edificações possuem salas retangulares e a única semicircular é o Templo do Sol, a mais importante da cidade. Ainda, as paredes levemente inclinadas proporcionam certa resistência a algumas construções.

passeio incrível pela arquitetura inca
Imagem: luizayusin.wordpress.com

O sistema de drenagem é, provavelmente, um dos responsáveis por manter a cidade de pé até hoje. Em um local afetado por chuvas torrenciais, há vários pontos de drenagem formados por uma camada de solo arável seguido por areia e uma camada de pedras maiores. A água infiltrada evita o acontecimento de erosões no local. Pela cidade, também há mais de cem escoadouros para a água de chuva. Ainda, há vários canais que eram responsáveis por levar a água de nascentes para o abastecimento da população.

Arquitetura Inca | Um passeio incrível

Para conhecer a história dos incas, Cusco é o primeiro destino dos turistas. Lá é possível visitar vários pontos turísticos, como Sacsayhuamán, Pisac, Qenqo e outros, e experimentar a comida local. A partir de Cusco, é possível explorar outros locais, como Machu Picchu, de diversas formas e caminhos.

Há vários opções para um passeio incrível pela arquitetura inca que permitem registrar momentos inesquecíveis, como os que exploram especificamente Machu Picchu e os que percorrem vários pontos turísticos locais. É possível conhecer parte das terras incas de bicicleta, por exemplo.

Vale ficar de olho nas melhores épocas para turistar e nas dicas para a viagem para lá, tentando evitar a estação muito chuvosa, e não tentar fazer mais do que você sabe que aguenta (não adianta planejar uma super viagem se você não vai conseguir fazer a maior parte das atividades previstas). Ao chegar nas terras incas, é só entrar no espírito aventureiro e aproveitar as maravilhas que o local oferece.


Leia também: Peru, viajando em suas belezas e mistérios


Referências: Discover Peru; National Geographic; Governo do PeruPeru Grand Travel.