Top

Arquitetura Gótica: conheça algumas das maiores e mais incríveis igrejas do mundo

Não é preciso ser religioso para reconhecer e apreciar a beleza de uma catedral ou igreja.  A Europa é o continente onde se encontra o maior número de exemplares de arquitetura gótica. Muitas delas levaram séculos para serem concluídas. Suas características, como verticalidade e riqueza em ornamentos, serviram de inspiração para produções de artistas de outras gerações – até mesmo castelos, palácios e prefeituras.

A lista a seguir, reúne informações sobre algumas das maiores e mais incríveis obras em arquitetura gótica. Confira!


Veja Também: INSTALAÇÃO DIGITAL PROJETA CÉU COLORIDO EM IGREJA GÓTICA NA FRANÇA (E O RESULTADO É LINDO)


Arquitetura Gótica
(imagem extraída de Pixabay)

“No fim da época gótica havia uma igreja para cada 200 habitantes  (…).”, “Calcula-se que em trezentos anos a França extraiu (…) mais pedra que o antigo Egito em toda sua história.”, “Calcular a resistência de construções como eles souberam realizar exigiria a ajuda de computadores. E ainda que nós conseguíssemos, haveria todas as chances de que nós chegássemos à conclusão de que essas catedrais (…) não poderiam ficar em pé…” – geógrafo Roland Bechmann.

+ Características da arquitetura gótica

“Como é que estas catedrais loucas aguentam em pé?” – arquiteto Roland Bechmann, no livro ‘As raízes das catedrais’.

‘Arquitetura Gótica’ é um estilo surgido na França, por volta do século XII – a ‘Opus Francigenum’. Esse termo foi estabelecido por Giorgio Vassari, em momento posterior.  Ele fazia referência aos gogos e seus hábitos “bárbaros”, ou seja, em como as pessoas da época interpretavam esta arte. A ideia foi totalmente reavaliada no século XVIII, entendo que o desenvolvimento da mesma devia-se ao estilo românico e que, na verdade, trouxera muitos benefícios para a construção civil.

Arquitetura Gótica
(imagem extraída de Ideias e Dicas)

São características importantes das estruturas eclesiásticas góticas:

– serem suntuosas; fazerem projeção vertical; reverência a Deus; e síntese da fé humana;

– usar um sistema de abóbadas ogivais, arcobotantes e colunas nervuradas para conseguir aumentar a altura das construções, ao mesmo tempo em que formar elementos estruturais mais finos, dando a sensação de leveza;

– ter paredes com mais aberturas de janelas, adornadas com belíssimos vitrais –  como as rosáceas, que eram colocadas sobre as portas de entrada.

“As catedrais góticas são as pirâmides do Ocidente e nós não acabamos ainda de compreender como é que elas puderam ser construídas numa época considerada como obscura e arcaica do ponto de vista científico.” – Paul François Paoli, em reportagem do jornal Le Figaro.

+ Exemplares de Arquitetura Gótica

+ Catedral de Reims, França

Arquitetura Gótica
(imagem extraída de Paris City Vision)
Arquitetura Gótica
(imagem extraída de Pinterest)

A Catedral de Reims está localizada na província de Champagne, na França. Ela foi erguida no século XIII – sendo a fachada oeste adicionada somente no século XIV, onde antes se encontrava uma basílica, palco de batizados e coroamentos de importantes reis e rainhas. É um exemplar da arquitetura gótica, considerada como uma das construções mais importantes do país. Tanto na parte externa quanto na parte interna do edifício, podem-se ver todos os elementos que caracterizam este estilo, incluindo os arcos, esculturas e vitrais.

+ Catedral de Canterbury, Inglaterra

Arquitetura Gótica
(imagem extraída de Wikipedia)
Arquitetura Gótica
(imagem extraída de Viajonarios)

A Catedral de Canterbury foi o berço da religião anglicana na Inglaterra. Ela é uma das arquiteturas religiosas mais antigas do país. Foi erguida entre os séculos XV e XVI, remetendo o trabalho do missionário Agostinho, responsável pela conversão de vários cidadãos locais ao cristianismo, por volta de 600 d.C. O prédio não é tão alto quanto outros exemplares góticos desta lista, mas possui detalhes estéticos igualmente bonitos.

+ Catedral Santa Maria Del Fiore, Itália

Arquitetura Gótica
(imagem extraída de Wikiarquitectura)
Arquitetura Gótica
(imagem extraída de Dicas da Itália)

Santa Maria del Fiore é uma catedral magnífica. De todas as arquiteturas desta lista ela é a mais colorida. Embora seja um prédio grande e imponente, diante do entorno imediato, ele parece um tanto quanto neutro, principalmente por respeitas as linhas e materialidades dos prédios ao seu redor. Ele foi projetado no século XIII pelo arquiteto Brunelleschi. Atualmente, é símbolo da cidade  Florença. E de todos os seus ricos detalhes, sua cúpula de tijolos – a maior do mundo – é o que mais encanta os turistas.


Veja Também: SAGRADA FAMILIA DE GAUDÍ DEVE SER CONCLUÍDA EM 2026. VEJA COMO ELA FICARÁ.


+ Catedral de Chartres, França

Arquitetura Gótica
(imagem extraída de Las imagens que yo veo)
Arquitetura Gótica
(imagem extraída de Vem Comigo)

Outra arquitetura gótica famosa é a Catedral de Chartres, localizada perto de Paris, na França. De todos os exemplares franceses, este é o que melhor representa o estilo em voga no período final da Idade Média. Seus vitrais são incrivelmente lindos, como de nenhuma outra igreja. Suas proporções também impressionam, são cento e trinta metros de comprimento por quarenta e seis de largura – fazendo, desta, uma das maiores igrejas do mundo.

+ Catedral de Colônia, Alemanha

Arquitetura Gótica
(imagem extraída de troovel)
Arquitetura Gótica
(imagem extraída de Dicas Europa)

A Catedral de Colônia está localizada numa das maiores cidades da Alemanha. Ela foi concluída em 1880. Porém, sua construção começou seiscentos e trinta anos antes, no lugar de um antigo templo romano. Naquele tempo, ela era considerada a arquitetura mais alta do mundo, marcando cento e cinquenta e sete metros. Ela ficou intacta durante décadas, até que sofreu com os ataques aéreos da Segunda Guerra Mundial. Atualmente, muitos turistas a visitam por este ser o local que abriga os restos mortais de um dos três Reis Magos, personagem de uma das histórias mais intrigantes da humanidade, o nascimento de Cristo.

+ Catedral de Notre Dame, França

Arquitetura Gótica
(imagem extraída de Smart Light Living)
Arquitetura Gótica
(imagem extraída de Vou na Janela)

A Catedral de Notre Dame é um importante ponto turístico de Paris e outro exemplar da arquitetura gótica. Ela começou a ser construída em 1163, no principal momento de ascensão do país, que viria a se tornar uma das grandes potências mundiais. Porém, só foi concluída em 1345, chegando a ser palco da coroação de Napoleão Bonaparte, assim como do famoso romance de Victor Hugo. Mais de quatrocentos anos depois, o prédio sofreu com ataques de revolucionários. Mas, depois de restaurado, sua beleza parece estar novamente intacta.

+ Catedral de Rouen, França

Arquitetura Gótica
(imagem extraída de Le Blog do Perol)
Arquitetura Gótica
(imagem extraída de Baldoino em Flickr)

Quem conhece as obras do famoso pintor Claude Monet, já deve estar familiarizado com a imagem da Catedral de Ruen. Esta arquitetura – parte gótica e parte romântica – foi concluída em 1506. Alguns dos mais importantes artesãos da França estiveram envolvidos em sua construção, como o escultor Jean de Rouen. Este importante monumento histórico abriga os restos mortais do Rei Ricardo, “Coração de Leão”. O destaque deste exemplar são as torres metálicas assimétricas.

Imagem de CapaSOS Família | FontesHistória do MundoCatedrais Medievais.


Leia Também:

ESSAS IGREJAS ABANDONADAS FORAM TRANSFORMADAS EM CASAS COM PROJETOS ARQUITETÔNICOS EXCLUSIVOS (E LINDOS)

BARULHENTAS, ESCURAS E SUJAS: SAIBA COMO ERAM AS CIDADELAS E ARQUITETURA DURANTE A IDADE MÉDIA

COMO ERA O URBANISMO DAS CIDADES EUROPEIAS DURANTE O PERÍODO MEDIEVAL

  • SolteiroscontraCasadoss

    Fantástico, a viagem a Barcelona permite, sem dúvida, conhecer como exemplo uma das mais belas-artes góticas.

    SolteiroscontraCasados