Top

A arquitetura em São Paulo de um jeito que você nunca viu

Ver a cidade a partir de um novo ângulo. Uma tarefa que não é fácil quando nossos olhos já se acostumaram ao local em que moramos, ou que visitamos com alguma frequência. Se este é o seu caso quando falamos de São Paulo, prepare-se para uma nova experiência que permite conhecer melhor pontos da metrópole que com uma grande importância histórica e arquitetônica. E se nunca visitou a capital paulistana, planeje um passeio com outro olhar pelas ruas centrais.

catedral-da-se blog-da-arquitetura

É possível conhecer a arquitetura em São Paulo e cada ponto turístico por conta própria e, na maioria dos casos,  deixando o carro em casa. Para os que preferem tours guiados, o Turismo da Cidade de São Paulo organiza o Roteiro de Arquitetura pelo Centro Histórico. E não faltam exemplos na cidade que é intimamente relacionada aos temas arquitetônicos. Além dos edifícios que são exemplos singulares do assunto, a capital é sede da Bienal Internacional de Arquitetura (BIA).

O crescimento exponencial da cidade impressiona, mas ainda assim é possível reconhecer os aspectos arquitetônicos de locais como o Pateo do Collegio, o Mosteiro de São Bento ou o Theatro Municipal, já com os traços modernos do Edifício Copan, da OCA no Parque do Ibirapuera, já na região sul da cidade, ambos do arquiteto Oscar Niemayer.

Copan blog-da-arquitetura

O Pateo do Collegio é o símbolo da colonização, e do início da cidade de São Paulo pelos jesuítas. Não muito longe, a Catedral da Sé e o Mosteiro de São Bento surpreendem pela grandeza. A primeira representa um dos cinco maiores templos neogóticos do mundo, com o início das obras da atual estrutura iniciadas em 1913 Já o Mosteiro de São Bento, com a arquitetura típica do século XVII e cuja estrutura atual data do início do século XX, teve inspiração na tradição eclética germânica.

No mesmo roteiro, não deixe de conhecer o Theatro Municipal, um dos pontos turísticos da cidade, marco do movimento modernista no país, e com um estilo arquitetônico similar a de outros teatros do mundo, como a Ópera de Paris. A Igreja de São Francisco, com características barrocas, o Solar da Marquesa de Santos, típica residência do século XVIII, e o Edifício Martinelli, no coração da cidade e que já foi um dos prédios mais altos do país e da América Latina.

ed132o4

Quer agora conhecer exemplos da arquitetura moderna? Depois do Edifício Copan, aproveite horas de lazer no Parque do Ibirapuera, onde além da OCA, o Auditório Ibirapuera e o edifício da Bienal também chamam a atenção, ou vislumbre o MASP, em plena Av. Paulista. Opções não vão faltar!

d1b66jo4395s017sgxdmhoaz1

Referência: cidadedesaopaulo.com