
Arquitetura em filmes: além dos cenários
Você já assistiu a um filme e se sentiu maravilhado com o design de produção? Ficou com vontade de conhecer o local, descobrir seus segredos e até morar nele?
Confira alguns filmes que dialogam com a arquitetura e transformam o cenário em um dos protagonistas da história. Vamos lá!
+ Janela Indiscreta (Rear Window, 1954)
Alfred Hitchcock foi um mestre da arquitetura no cinema, tanto que até existe um livro sobre o assunto, The Wrong House: The Architecture of Alfred Hitchcock, de Steven Jacobs. O fato é que o cineasta começou a carreira no cinema como designer de produção, na década de 1920, e levou o conhecimento técnico para as próprias películas. Se for para escolher apenas um filme, este seria Janela Indiscreta: um conjunto de apartamentos antigos e suas janelas que aliviam o tédio de um fotógrafo acidentado, até ele desconfiar de um assassinato cometido por um vizinho.
+ Um Jogo de Vida ou Morte (Sleuth, 2007)
Baseado em uma peça teatral, o filme foi rodado em uma residência que traduz a arquitetura britânica contemporânea, minimalista e repleta de metal e vidro, com algumas obras de arte que proporcionam um ar de galeria moderna. Em uma película com apenas dois atores (Michael Caine e Jude Law), a casa se torna um terceiro protagonista, tão frio e calculista quanto eles.
+ O Homem ao Lado (El Hombre de al Lado, 2009)
De um lado, um designer exibicionista que se gaba por morar na Casa Curutchet, a única obra de Le Corbusier na América Latina (em La Plata, na Argentina). Do outro, um vizinho indelicado que quer apenas reformar o lar e deixá-lo do seu jeito – nem que para isso invada a privacidade da família ao lado. Neste filme, a residência assinada por um arquiteto famoso serve de desculpa para as rixas e o mau comportamento de dois homens arrogantes.
+ Ex-Machina: Instinto Artificial (Ex Machina, 2015)
Esta deslumbrante ficção-científica se passa em uma luxuosa e tecnológica mansão subterrânea. A locação modernista realmente existe e pode ser visitada: trata-se do Juvet Landscape Hotel, na Noruega. Alguns espaços do interior foram construídos em um estúdio na Inglaterra, mas o designer de produção também aproveitou outra casa, nas imediações do hotel. Quem quiser apreciar aquela vista incrível, deve fazer uma reserva.