Top

Arquitetura a serviço do bem

Mais do que a sua beleza, um projeto arquitetônico é idealizado para tornar o ambiente mais funcional e auxiliar no dia a dia das pessoas. Foi com esse objetivo que o arquiteto britânico David Adjaye anunciou o projeto para a criação de um espaço para crianças com câncer em Ruanda, no leste da África.

Rwanda  blog-da-arquitetura

O Hospital Internacional para Crianças com Câncer de Gahanga, localidade ao sul da capital Kigali, está sendo projetado para receber 100 crianças. Com três andares, o prédio retangular terá uma fachada inspirada no Imigongo, forma tradicional de arte do país, em que é utilizado o esterco de vaca na criação de desenhos.

Além do espaço verde ao redor do hospital, a preocupação com um ambiente natural também influenciou o projeto, construído com telas solares e perfurações triangulares que permitem uma maior luminosidade na área central do edifício.

Hospital do Câncer  blog-da-arquitetura

O arquiteto, nascido na Tanzânia e estabelecido na Inglaterra desde criança, destacou a importância de projetos como este, com o uso de técnicas comuns no Ocidente, e que são transferidas para o continente africano. O projeto tem o apoio da Fundação Eugène Gasana Jr., que ajuda crianças com câncer.

Além do hospital em Ruanda, Adjaye trabalha também em projetos para a construção de um hotel e de apartamentos na África do Sul e de um complexo de escritórios em Uganda.

Ruanda blog-da-arquitetura

Referência: Dezeen