Top

Arquitetos projetam casa móvel para que pessoas com deficiência fiquem próximas da família, mas sem abrir mão da sua privacidade

Hoje em dia encontramos muitas referências de casas móveis, que são construídas com diferentes finalidades, desde servir como moradia para quem está temporariamente em algum lugar até para pessoas em situações de risco, como refugiados de guerra.

Com um propósito um pouco diferente, o escritório LineSync Architecture projetou a estrutura Wheel Pad, pensada para pessoas com deficiência. A ideia é que essa casa móvel ajude essas pessoas a se manterem próximas da família ao mesmo tempo em que garante sua privacidade. Isso porque ela pode ser anexada a uma residência real por meio de uma porta.

Segundo a empresa, o projeto foi idealizado para melhorar a qualidade de vida de pessoas que precisam de cadeira de rodas para se locomover. Nele há tudo o que os cadeirantes necessitam para ter uma rotina normal, com muito mais autonomia, pois é tudo adaptado.

As famílias podem adotar o imóvel inovador como moradia permanente de pessoas com deficiência ou como um recurso temporário para providenciar as adaptações pertinentes na casa principal. Interessante, não é mesmo?

Para bolar essa ideia, os arquitetos pesquisaram mais sobre a vida de pessoas com deficiência, conheceram a rotina de alguns deles e de suas famílias, a fim de identificar quais eram as suas verdadeiras necessidades. Ao final do “estudo” eles se certificaram de que a Wheel Pad, como é chamada, faria a diferença no dia a dia dessas pessoas.

A casa é pequenina, tem apenas 18,5 m², entretanto, seu espaço é suficiente para que uma pessoa com cadeira de rodas possa se movimentar confortavelmente. Ela tem dormitório e banheiro com acessibilidade, além de outros artifícios para facilitar o “ir e vir”, como portas que abrem para os dois lados, interruptores e tomadas mais baixos e um elevador de teto, instalado para levar a pessoa da cama ao chuveiro. Demais!

 

+Saiba mais

Conheça no vídeo abaixo (em inglês), um pouco mais sobre o espaço e a ideia do projeto:

Fonte: Hypeness | Fotos: Divulgação