Top

Arquitetos e bibliotecários se unem para escolher as bibliotecas mais bonitas do ano

Mais do que ambientes de estudo e edifícios para manter livros e publicações acessíveis ao público, as bibliotecas também podem ser verdadeiros monumentos arquitetônicos, transformando-se em pontos turísticos devido à sua relevância e beleza.

O Instituto Americano de Arquitetos (American Institute of Architects – AIA) e a Associação Americana de Bibliotecas (American Library Association – ALA) sabem muito bem disso. Tanto que selecionaram oito projetos de bibliotecas para receber o AIA/ALA Library Building Awards 2017.

Arquitetos e bibliotecários participaram da votação e a lista foi publicada em ordem alfabética, visto que os oito projetos foram contemplados. Confira!

Boston Public Library (Boston, Estados Unidos)

A renovação assinada pelo escritório William Rawn Associates transformou totalmente uma ala da biblioteca, que foi construída originalmente em 1895. O bunker de pedra sólida se tornou um espaço repleto de luz, integrado a uma praça pública por meio da fachada envidraçada.

(Foto: Bruce T. Martin)

Columbus Metropolitan Library (Whitehall, Ohio, Estados Unidos)

Além de conter certificação de sustentabilidade, o projeto de Jonathan Barnes Architecture and Design conta com tecnologias e tem um design que se destaca na paisagem típica do interior do país. Painéis metálicos e vidraças com diferentes níveis de transparência revestem a fachada, proporcionando conforto aos usuários.

(Foto: Brad Feinknopf)

East Boston Branch Library (Boston, Estados Unidos)

Outro projeto em Boston e do William Rawn Associates, a biblioteca também aposta em fachadas de vidro, que a integram a um parque. Sustentável e desenhada para atender famílias das redondezas, possui telhado ondulado que permite luminosidade mesmo nas áreas cobertas com revestimento de madeira.

(Foto: Robert Benson Photography)

Veja também: Conheça as bibliotecas que inspiraram ‘A Bela e a Fera’ e ‘Harry Potter’


Biblioteca Nacional da Letônia 

Esse é o único projeto da lista fora dos Estados Unidos. Às margens do rio Dagava, o belíssimo e imponente edifício é do Gunnar Birkerts Architects + Gelzis-Smits/Arhetips. Possui tecnologia de ponta e funcionalidade para acomodar uma parte do patrimônio cultural do país.

(Foto: David Oldham)

New York Public Library – Stapleton (Estados Unidos)

A expansão e renovação de Andrew Berman Architect resultou em uma nova biblioteca: edifícios novos e antigos integrados em harmonia. De um lado, uma área para as crianças. Do outro, um espaço de leitura com instalações para pesquisa. A luminosidade natural vem da fachada e das claraboias, enquanto a estrutura de madeira oferece aconchego.

(Foto: Naho Kubota)

Rosa F. Keller Library and Community Center (Nova Orleans, Estados Unidos)

Assinada por Eskew+Dumez+Ripple, a biblioteca teve como diretrizes a sustentabilidade e o senso de comunidade. Isso ajudou a reforçar a importância da cultura para a cidade e sua população, que há mais de uma década sofreram com os desastres causados pelo furacão Katrina.

(Foto: Timothy Hursley)

University of Oregon – Allan Price Science Commons & Research Library (Eugene, Oregon, Estados Unidos)

Alám da renovação completa, o Opsis Architecture acrescentou um anexo à biblioteca subterrânea existente. O briefing do projeto foi passado pelos próprios alunos da universidade. Apesar de subterrâneo, o espaço tem luz natural maximizada, mudando completamente a sensação de estar em um porão.

(Foto: Christian Columbres)

Varina Area Library (Henrico, Virginia, Estados Unidos)

A biblioteca criada pelo BCWH + Tappe Architects chama atenção pela arquitetura incomum para o seu propósito. A razão para isso é a inspiração nos celeiros de tabaco, comuns na região. No interior, porém, ela surpreende pelas coleções de livros e facilidades, com tecnologia e espaços apropriados para a leitura.

(Foto: Chris Cunningham Photography)

Fonte: ArchDaily.