
Arquiteto transforma antiga fábrica de cimento em sua moradia e o resultado é impressionante
Em 1973, o arquiteto espanhol Ricardo Bofill comprou uma fábrica de cimento da era da Primeira Guerra Mundial nos arredores de Barcelona. O que você imaginaria sobre essa construção? Algo no mínimo muito cinza e monótono, não é mesmo? E se eu lhe dizer que o proprietário conseguiu transformar o antigo empreendimento de guerra em uma mansão incrível?
Quando foi comprada, havia reparos gigantescos a serem feitos, mas o projeto do espanhol já contava com eles e por isso deu super certo. Ele começou pelo lado externo, onde preencheu os topos das torres e a área lateral com vegetação, dando uma cara totalmente “viva” ao espaço.
A ideia conseguiu deixar a antiga “máquina de poluição” para sempre no passado. Se antes as chaminés eliminavam a típica fumaça escura e prejudicial, agora, exibe plantas, árvores e gramas verdes e exuberantes.
Depois de transformar toda a parte externa, Bofill começou a enxergar potencial de moradia em todos os cantos da fábrica. Ele preferiu deixar muitos detalhes da antiga construção, o que deu mais charme e irreverência. Você verá com seus próprios olhos que esse projeto é único!
+Fotos
As belas portas levam para o interior de um dos setores da casa.
Há áreas para convivência do lado externo, com o aconchego de uma verdadeira floresta.
O ateliê e escritório ficam em meio a grandes tonéis de cimento da antiga fábrica, o que proporciona uma sensação sem igual.
Cada cômodo da “casa fábrica” tem uma utilidade e uma singularidade.
O proprietário afirma que cada quarto tem um objetivo e uma forma de receber seus hóspedes.
Esta é uma das salas de mostra a mistura de elementos clássicos e contemporâneos com uma leveza indescritível.
As cortinas “quilométricas” combinando com parte da mobília provoca um abrandamento no olhar.
E o que dizer do espaço reservado para o piano de cauda?
Sem dúvidas é uma mansão como nenhuma outra. Bofill tenta descrever a sensação de morar nela: “Tenho a impressão de viver num universo fechado que me protege do exterior e da vida cotidiana”.
E você, já pensou em ter um reduto assim para viver ou passar alguns momentos?
Fonte: Quiosque Digital | Fotos: Divulgação