
Arquiteto cria abrigos temporários para moradores de rua
Um concurso organizado pela Fakro, fabricante de telhados e escadas e pela A10 Revista de Arquitetura europeia, lançado em fevereiro deste ano, procurava alguém para criar um projeto arquitetônico usando produtos da empresa.
O grande vencedor da competição, chamada Space for New Visions foi o arquiteto James Furzer, de 26 anos, que levou o prêmio de 5 mil euros. Sua ideia fundamental era proporcionar lugares de recolhimento para moradores de rua em Londres. E para o concurso a proposta evoluiu para cápsulas de madeira acopladas a edifícios para dar abrigos temporários aos sem teto, o que resultou no projeto Homes for the Homeless.
As cápsulas se anexam nas paredes dos prédios e podem ser instalados em conjunto ou separadamente. Dentro de um baixo orçamento, as pequenas moradias são feitas com madeira compensada e moldura de metal, se baseiam em uma sala/dormitório e já contam com um colchão.
“Não são um hotel cinco estrelas, mas são confortáveis – é literalmente um lugar quente, seco e seguro, onde alguém apenas poderia tirar algumas horas de descanso, especialmente em más condições climáticas”, explicou Furzer.
Atualmente, aproximadamente 750 pessoas dormem nas ruas da cidade. Para a ampliação da iniciativa e sua implantação definitiva nas ruas londrinas, foi criada uma campanha de crowdfunding visando arrecadar 15 mil euros para a construção das cápsulas.
Confira o vídeo que explica melhor a criação do projeto: