Top
arborização urbana

Arborização Urbana: o que é e como planejar?

Quando andamos pela cidade, raramente prestamos atenção nas árvores que estão plantadas ali e nas suas funções no meio urbano. Além disso, muita gente não sabe que não é simplesmente escolher qualquer muda e plantar, é algo mais complexo e que precisa de muito planejamento.É preciso ter cuidados e estabelecer uma manutenção adequada durante e após o plantio. Tudo isso faz parte da arborização urbana.

arborização urbana
Imagem: kinggardness.igns.com

+ O que é e por que planejar a arborização urbana?

A convivência entre a vegetação e a cidade não é simples. Não é raro ver fotos de árvores que “lutam” por seu espaço e precisam se adequar ao meio urbano, como as raízes ou galhos que crescem deformados devido ao concreto.

Nesse contexto, a arborização urbana diz respeito a toda cobertura vegetal que existe nas cidades. Ela é uma área de estudo bem estabelecida, mas ainda pouco conhecida.

arborização urbana
Imagem: seattleweakly.com

Embora a convivência seja difícil, as árvores estão diretamente ligadas à qualidade de vida e são muito importantes para o meio urbano. Dentre as suas vantagens, é possível citar: sombreamento, melhoria do microclima local, redução da poluição sonora e de ruídos, maior permeabilidade do solo, interceptar água de chuva (a copa das árvores retém a água, que chega mais lentamente ao solo, reduzindo o problema de enchente), corredor ecológico (enriquecendo o ecossistema urbano), barreira contra ventos e alta luminosidade, sequestro e armazenamento de carbono, estética, bem-estar da população e outros.

+ Como planejar a arborização urbana?

No processo de arborização urbana, é preciso ter um projeto adequado. Ele envolve informações da região (como a fiação urbana, o inventário das árvores já existentes, a cultura local, a largura da calçada, os imóveis e outros) e da vegetação que será plantada (porte, recomendações, toxicidade, etc.) e a escolha correta do local de plantio. Por exemplo, uma avenida plantada com mangueiras seria uma pequena tragédia devido ao número de acidentes que aconteceriam pela queda dos frutos em transeuntes e veículos.

arborização urbana
Imagem: ambiente.sp.gov.br

Além do planejamento, é preciso pensar no plantio e na manutenção. Na hora de plantar, é necessário ter cuidados especiais que variam de acordo com as características locais e também da planta. Ainda, a vegetação precisa ser constantemente podada, principalmente por causa da rede elétrica, e também avaliada para risco de queda. Algumas também precisam ser irrigadas e tratadas para pragas e parasitas. Não é incomum ver árvores tombadas em vias, mesmo quando a causa não é uma descarga elétrica.

Algumas prefeituras desenvolveram manuais que auxiliam na arborização urbana. É o caso do Manual de Arborização da Prefeitura de São Paulo, que contém várias informações importantes para quem pretende começar um projeto de arborização. Legislação na área também é o que não falta e várias prefeituras disponibilizam o que é ou não adequado. Ainda, é um texto da FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura) relata sobre o reflorestamento urbano em algumas cidades do mundo e, apesar de antigo, pode ser uma fonte de inspiração.

arborização urbana
Imagem: actressnews.org

Dentre as características gerais necessárias para uma árvore ser adequada para a arborização urbana, encontra-se: não possuir frutos grandes, ser resistente a doenças e pragas, não ser tóxica, não ter espinhos, ter copa de tamanho adequado, ter desenvolvimento médio ou rápido, ter raízes profundas e outros.

+ O que fazer com as árvores já plantadas?

Os estudos sobre arborização urbana estão mais aprimorados nos últimos anos. Porém, muitas cidades já possuem árvores antigas que não são muito adequadas para o meio urbano. Obviamente, não é por isso que as árvores serão arrancadas e replantadas. É preciso aprender a conviver e a respeitar a vegetação inserida no contexto urbano. O processo de mudança é lento e é necessário que os responsáveis pelo planejamento urbano pensem com uma visão de futuro.

Referências: Manual de Arborização da Prefeitura de São Paulo; Digicade.