Top

Após 42 anos Paris ganha seu primeiro arranha-céu

Após uma experiência malsucedida com arranha-céus na década de 70, Paris proibiu um empreendimento como estes, mas passaram-se 42 anos e a capital francesa finalmente aprovou a construção de seu primeiro edifício superalto.

O projeto, que custará cerca de 500 milhões de euros (R$ 1,73 bilhão), consiste em uma torre triangular de 180 metros de altura. A ideia é que de alguns ângulos ele pareça um edifício bem estreito, e de outros, uma pirâmide enorme capaz de produzir uma ampla sombra.

arranhaceuParis-blog-da-arquitetura

O arranha-céu já ganhou o nome de Tour Triangle e foi projeto por dois dos melhores arquitetos da atualidade, os suíços Jacques Herzog e Pierre de Meuron, do escritório Herzog & de Meuron.

Os criadores do projeto dizem que apesar de ter tamanho suficiente para ser considerado um arranha-céu, é bem mais baixo que a Torre Eiffel, de 324 metros. Além disso, seu formato de vidro fará a construção desaparecer em meio à cidade.

O último grande arranha-céu construído na cidade foi o “Montparnasse”, de 59 andares e 210 metros de altura, erguido em 1973 no sul de Paris.

É um belo projeto, não?!

parisarranhaceu-blog-da-arquitetura