
Aplicativo incentiva turismo cultural na cidade mineira de Mariana
Em novembro de 2015 a cidade de Mariana, em Minas Gerais, sofreu com uma tragédia. A barragem da mineradora Samarco se rompeu e jogou toneladas de lama no Rio Doce e muitos afluentes, destruindo comunidades inteiras e matando 17 pessoas.
Após o desastre ambiental o Brasil inteiro ficou perplexo com a falta de transparência da mineradora, que não assume a presença de agentes tóxicos na lama, que chegou a atingir a costa do Espírito Santo.
O acompanhamento da situação dos rios atingidos é feito de forma ininterrupta e acusa grande quantidade de metais pesados como arsênio, cádmio e chumbo.

O coordenador do laboratório de Gestão Ambiental de Reservatórios (MG) Ricardo Coelho diz que há muita lama, que aumenta com as chuvas, e isso prejudica o meio ambiente como um todo.
“Uma turbidez nesse nível vai impedir a germinação das sementes ao longo das margens, vai impedir a recolonização no fundo do rio e com os organismos que alimentam os peixes”, diz Coelho, que também é professor de ecologia da UFMG.
+ Aplicativo para ajudar Mariana
Quatro meses após o triste acontecimento, a cidade tenta se reerguer para manter seu status de patrimônio cultural reconhecido.
Para ajudar nessa missão, o mineiro e fundador da startup Game Developes SC, Juliano Cristian Bonifácio, desenvolveu o aplicativo “Salve Mariana” para incentivar o turismo histórico e cultural do local.
Mariana foi a primeira capital mineira e foi escolhida por sua importância perante à produção de ouro para a coroa Portuguesa no século XVII. Além disso, ela é rica em patrimônios religiosos e muito famosa por seu Carnaval à moda antiga.
Desde que foi criado, no fim de dezembro de 2015, aproximadamente cinco mil pessoas baixaram o app, que mostra as belezas naturais e arquitetônicas e conta a história da cidade por meio de textos, imagens e vídeo.
Bonifácio explica que resolveu criar o programa para que a cidade consiga se reerguer a partir do turismo e também para elevar a autoestima da população em meio à tragédia.
A Prefeitura de Mariana ressalta que o Centro Histórico da cidade, apesar do rompimento da barragem, se mantém
preservado e apoiou a criação da ferramenta, que ganhou notoriedade e uma nova interface. Agora o app também é um canal de notícias para a população da cidade.
É possível baixar o aplicativo Salve Mariana gratuitamente – baixe aqui. Ele está disponível smartphones com o sistema Android.